Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Planos para o setor de alimentação
Do Diário do Grande ABC
06/11/2017 | 12:21
Compartilhar notícia


Artigo

Levantamento recente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que 86% dos donos de pequenos negócios do setor de alimentação têm intenção de realizar investimentos nos próximos anos.

De acordo com os entrevistados, os esforços e recursos devem ir principalmente para melhorias em atendimento, marketing, redes sociais, inovação no modelo de negócio e aprimoramento da área digital, especificamente no uso de aplicativos e softwares de gestão. São aspectos capazes de proporcionar bons resultados e os empreendedores estão certíssimos em se dedicar a eles.

A propensão para investir está relacionada ao recuo da inflação e dos juros e à evolução no mercado de trabalho – segundo o Caged, são seis meses positivos de criação de vagas com carteira assinada. Mais empregos, menos pressão dos preços e juros menores representam aumento da renda e do poder de compra da população.

Com a perspectiva de elevação do consumo, o proprietário de restaurante, por exemplo, se anima a aprimorar seu negócio. A partir dos dados apurados, surgem dois desdobramentos: primeiro, o empresário mostra confiança no futuro da economia, caso contrário não teria planos dessa natureza; segundo, já que pretende investir, ele deve tomar cuidado para as iniciativas não se transformarem em dinheiro mal empregado e, por consequência, prejuízo.
Ao promover progressos no atendimento, como manifestado na pesquisa, o empresário mexe em ponto determinante para conquistar o cliente. Aperfeiçoar esse quesito sempre traz benefícios.

Marketing, citado no levantamento, é outro aspecto comumente (e erroneamente) renegado a segundo plano. Bom sinal a pesquisa apontar essa preocupação dos empreendedores. Sem marketing sua marca não aparece nem é lembrada. Junta-se aqui a ideia de dar atenção às redes sociais, forma barata e simples de divulgar a empresa e os produtos. Quando usadas corretamente (página dinâmica, rapidez nas respostas, produção de conteúdo relacionado e não apenas ofertas, por exemplo), temos ferramenta muito útil.

O mesmo vale para os avanços pretendidos na área digital. Inovação é fundamental para a sobrevivência. Ao indicar a intenção de renovar o empreendimento, este ganha fôlego.

Mas como querer fazer nem sempre é saber fazer, o dono de pequeno negócio com dúvidas deve procurar orientação. Nessa hora, o Sebrae-SP pode ajudar muito e transmitir conhecimento valioso para o sucesso da empresa.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP.

Palavra do leitor

Indústria de pizzas

Em relação a Michel Temer, não é a primeira vez que os parlamentares discutem decisões judiciais ao invés de cumpri-las (Política, dia 25). O Legislativo corrupto consegue tudo. Já aconteceu tantas vezes que é fácil sabermos quais juízes votarão contra o prosseguimento de todas denúncias de ilícitos praticados por políticos da alta cúpula do poder. Se é difícil manter grandes empresários presos, com o foro privilegiado – precisa acabar – é impossível prender políticos lesadores da Pátria que continuam contra a vontade de todos nós, deitando e rolando, sem medo algum nessa interminável esteira de escândalos que acabam sempre em pizza. Terminando o mandato do golpista, tudo será esquecido, com ele e amigos ‘soltinhos da silva’, rindo e vivendo às nossas custas. Ainda assim a ministra Cármen Lúcia, do Supremo, fora da realidade, continuará afirmando que o crime não vencerá a Justiça. Que decepção! Acorda, Brasil! Fora, Temer!

Nilson Martins Altran
São Caetano

Nega-maluca

Como se não houvesse nada mais importante, o STF teve que intervir proibindo nota zero para redação do Enem contra direitos humanos. Chegamos a um ponto ridículo sobre o ‘politicamente correto’. Será que aquele bolo tradicional, delicioso, para atender a esse patrulhamento terá que mudar de nome para ‘bolo afrodescendente com problemas mentais’? Francamente!

Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Foro privilegiado

Cármen Lúcia, ministra presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), afinal, a Suprema Corte irá julgar ou não os políticos protegidos pelo ‘foro privilegiado’? Os brasileiros estão ansiosos para saber qual será a vossa atitude. Ou prefere deixar que os crimes desses políticos caiam na famigerada ‘prescrição penal’?

Benone Augusto de Paiva
Capital

Pobre Pindorama!

A situação da Rua Pindorama, em Santo André, está vergonhosa e deplorável. A Prefeitura simplesmente não realiza os reparos. Apenas ignora o problema e deixa os pedestres à mercê da própria sorte. É revoltante presenciar administração que, em dez meses, não fez nada pela cidade, principalmente depois de tanta promessa e discursos, que se mostraram vazios, pelo menos até agora. Não há calçada para as pessoas transitarem e muitos estão se arriscando no local, principalmente à noite. Nem a incompetente gestão anterior nem a atual tomam providência. Por quê? Isso sem falar nos buracos em inúmeras ruas, como Tumiaru, Paraúna, Itapira, Congonhas, Bresser etc. O sentimento que vem ao munícipe é de decepção e revolta. A cidade ficou abandonada por quatro anos e continua. Os votos de 276.575 pessoas foram jogados no lixo. Sinceramente, não dá para entender o descaso e a falta de comprometimento da com o munícipe. Prefeito, o senhor já compareceu à Rua Pindorama para ver o estado de penúria em que ela se encontra?

William Borges
Santo André

Marketing
Registro minha indignação contra muitos comércios que dependem de nós para sobreviverem e ainda debocham dos consumidores com ideologias arcaicas e descabidas, divulgando seus produtos com preços em míseros centavos para mascarar o valor e, assim, subornar-nos a adquirir como se estivessem vendendo barato, como, por exemplo, produtos a R$ 0,99. Não bastasse isso, não dão o mísero centavo de troco se o consumidor não reclamar. Isso não passa de deboche! Consumidor, evite comprar nesses lugares e, se o fizer, cobre seu centavo de direito, pois cada centavo na gaveta deles os enriquece ainda mais.
Edson Campelo
Santo André

Calvário

Depois das negociatas, manobras espúrias e de trocar por votos o desmatamento de áreas protegidas, a suspensão da privatização do aeroporto de Congonhas para garantir as ‘boquinhas’ da turma do condenado dono do PR, Valdemar da Costa Neto, e a tentativa de legalizar a complacência ao trabalho escravo, Michel Temer conseguiu se segurar no cargo. Atuando no mesmo diapasão de pouca-vergonha dos governos Lula e Dilma, de cuja quadrilha foi integrante importante, agora convencionou-se, precariamente, que é melhor encerrar esse período negro da nossa história com ele na Presidência.

Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Motoassalto

Como é fácil de se constatar, a maioria dos assaltos é praticada por indivíduos utilizando motos. Os motivos são óbvios: agilidade na fuga e praticamente impossível de se identificar, pois esses ladrões usam capacetes e placas diminutas, quase inelegíveis nas motos. Sugestões para amenizar o problema: 1 – uso de colete ou faixa com alças, presa aos ombros, com número bem legível da placa da moto, inclusive para o carona, quando for o caso, padronizados pelo departamento de trânsito. 2 – suporte para placas em forma de trapézio, com três placas nas dimensões usadas nos carros, sendo a aresta voltada para a frente. Esse suporte seria preso na parte posterior da moto. 3 – número da placa inscrita no capacete do condutor. É claro que muitos vão rir, outros, xingar, e outros, ainda, achar impossível adotar qualquer das sugestões na prática. Mas creio que alguma providência deveria ser tomada para, enfim, que se respeitem as normas de trânsito. E, quando não, que possam ser punidos.

Donaldo Dagnone
Praia Grande (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.