Setecidades Titulo Educação
Região terá terceiro curso de Medicina a partir de 2015

Faculdade das Américas investe R$ 100 milhões para instalação de campus em São Bernardo

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Grande ABC terá, a partir de 2015, seu terceiro curso de Medicina. A graduação integra lista com outras quatro da área da Saúde que serão disponibilizadas pela FAM (Faculdade das Américas) com abertura de campus em São Bernardo, no Centro. Serão ofertadas 50 vagas por semestre para curso com duração de seis anos em período integral.

A expansão da FAM é resultado de trabalho de tratativas com o MEC (Ministério da Educação) que teve início há dois anos e meio, conforme explica a diretora-geral da instituição, Leila Pereira. “Investimos R$ 100 milhões em equipamentos e na aquisição de imóvel. Queremos oferecer projeto moderno e diferenciado”, diz.

O prédio, o primeiro da instituição fora da Capital (onde são mantidas quatro unidades) fica na Avenida Wallace Simonsen, 217. O espaço oferecerá ainda 100 vagas por semestre para cada um dos seguintes cursos: Enfermagem, Biomedicina, Radiologia e Gestão Hospitalar. “Está em andamento no MEC a autorização para os cursos de Psicologia e Educação Física e vamos pedir a abertura de curso de Odontologia”, destaca Leila.

A expectativa da diretora-geral é que as inscrições para o vestibular sejam abertas no fim de setembro e que a prova seja realizada em outubro. Os valores das mensalidades não foram divulgados. “Não custifiquei ainda, mas podemos destacar que hoje o aluno já conta com o auxílio de financiamentos para poder pagar o curso, como é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)”, comenta.

O processo de instalação do campus também envolve a contratação de 28 professores. “Já temos todas as cartas de intenção dos profissionais, que são 80% doutores e 20% mestres, e vamos iniciar a contratação agora”, diz Leila.

CONVÊNIO

A instalação da instituição de ensino em São Bernardo prevê convênio com a Prefeitura para que toda a rede de Saúde municipal seja utilizada para a formação dos estudantes. Apesar de informar que o acordo inclui repasses financeiros para a administração municipal, a diretora-geral não soube informar qual será o valor. “Tudo isso ainda vai ser quantificado”, esclarece.

A secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, destacou que o curso seguirá os procedimentos para formação de médicos recomendados pelo MEC, a partir da vivência dos alunos com o sistema público de Saúde. “Esse envolvimento com a prática, em que o aluno vivencia a relação médica com o usuário da rede desde o primeiro ano e já tem assistência direta a partir do quinto ano de curso, é vital para uma formação de qualidade”, ressalta.

Município aguarda parecer do MEC para abertura de outra graduação

Assim como Mauá, São Bernardo ainda aguarda parecer do MEC (Ministério da Educação) para saber se está apta a receber cursos de graduação em Medicina previstos no Programa Mais Médicos. As cidades foram pré-selecionadas pelo governo federal e receberam visita de comissão de especialistas para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de Saúde existentes. Não há prazo para que o resultado seja divulgado.

Atualmente, a região conta com duas instituições de ensino que oferecem Medicina – a FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e a USCS (Universidade Municipal de São Caetano). Anualmente, são 110 formados pela FMABC. Já a USCS abriu o curso no início deste ano, com a oferta de 60 vagas por semestre.

Para a secretária de Saúde de São Bernardo, Odete Gialdi, a autorização dada pelo MEC para que a FAM abra as 50 vagas de Medicina não exclui o processo em andamento. Pelo contrário, segundo ela, é um reforço da necessidade que uma região como o Grande ABC, com 2,6 milhões de habitantes, tem de receber mais profissionais. “Investimos muito na Saúde nos últimos cinco anos e temos plena capacidade de ter mais de um curso com alunos estagiando na cidade. É também uma maneira de atrair e fixar esses formados”, considera. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;