Nacional Titulo
Integrantes da PEC da maioridade penal se rebelam contra relator da proposta
02/06/2015 | 20:33
Compartilhar notícia


Integrantes da Comissão Especial que analisa na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal se insurgiram ontem contra o anúncio feito pelo relator da proposta, Laerte Bessa (PR-DF), de que pretende apresentar seu relatório no dia 10 de junho.

Bessa é aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que anunciou no domingo em sua conta do Twitter que pretende votar a proposta no plenário no final deste mês. Ao revelar que entregará o relatório na próxima semana, ele acaba por atender o interesse de Cunha.

Deputados, porém, se rebelaram. Ele alegaram que se a discussão for encerrada na próxima reunião, a comissão terá cumprido apenas 24 sessões da Câmara das 40 previstas originalmente sem ter realizado as visitas e as audiências programadas. Até o momento foram nove reuniões do colegiado, 63 requerimentos aprovados e só 12 cumpridos.

"O atropelo não é o melhor caminho", comentou o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), autor do requerimento apresentado ontem que pede o cumprimento de todas as propostas aprovadas pela comissão.

Consideraram ainda que, por se tratar de um tema delicado e polêmico, é necessário cumprir todos os prazos do grupo. "Vamos propor que se cumpra as 40 sessões. Estamos fazendo um apelo ao relator. O assunto é muito sério, precisamos discutir mais", pregou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).

Atacaram o "atropelamento" do processo legislativo e consideram que a decisão de Cunha de votar o tema até o final do mês segue o mesmo roteiro acelerado de votação da PEC da Reforma Política. "É o presidente da Casa tentando impor sua vontade, agredindo e desrespeitando a comissão, como fez na Reforma Política", definiu o deputado Érika Kokay (PT-DF).

No caso da Reforma Política, os trabalhos na comissão especial sequer foram concluídos e a proposta foi apreciada diretamente no plenário. "O que tem marcado essa legislatura é a pressa e a falta de cuidado ao votar matérias extremamente importantes", avaliou o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

O relator da proposta, no entanto, afirmou que a decisão de apresentar o relatório dele e que foram cumpridos o prazo regimental de 20 sessões para a comissão especial deliberar sobre o texto terminou.

Governo

Ontem, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva, defendeu o "diálogo com a oposição" para questões consideradas de "extrema gravidade" e de "grande interesse para a sociedade", como a redução da maioridade penal.

Ao falar sobre a possibilidade de diálogo com a oposição para tratar deste tema, o ministro Edinho disse que a disputa política, neste caso, tem de ser deixada de lado. Para ele, "em assuntos como este, questões de conjuntura política devem ficar em segundo plano", porque interessam a toda a sociedade.

Segundo Edinho, "é nítido que tem que endurecer a legislação para menores infratores e para aliciadores de menores". E emendou: "é preciso acabar com o ambiente de impunidade e só se chegará ao caminho do consenso conversando com a sociedade".

Na opinião de Edinho, "não é retórica" que o caminho da busca de uma realidade melhor para estes jovens que hoje partem para a criminalidade passa por investir mais em educação, cultura e esporte porque quando existe opção, a criminalidade cai. O ministro lembrou ainda que em nenhum país onde houve redução da maioridade penal esta decisão trouxe redução aos índices de criminalidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;