Internacional Titulo UE e EUA
Alemanha: Milhares protestam contra acordo comercial entre UE e EUA
Por
10/10/2015 | 13:24
Compartilhar notícia


Milhares de pessoas marcharam pelo centro de Berlim, capital da Alemanha, neste sábado para protestar contra um pacto de livre comércio transatlântico entre a União Europeia e os Estados Unidos. A polícia estimou que cerca de 100 mil pessoas participaram da manifestação, enquanto os organizadores contabilizaram 250 mil pessoas. Manifestantes tocavam tambores, cantavam palavras de ordem e agitavam sinais e bandeiras em oposição ao Acordo Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês).

O governo da Alemanha tem pressionado pelo acordo, argumentando que ele vai impulsionar a economia global e dar às pequenas e médias empresas uma melhor chance de competir no mercado mundial ao mesmo tempo em que reduz a burocracia. Os manifestantes, organizados pela Confederação dos Sindicatos alemães, conhecida pela sigla DGB, temem que o acordo possa flexibilizar normas de segurança alimentar e minar legislações locais, dando a painéis de arbitragem internacional o poder de decidir sobre disputas.

A UE e os EUA têm negociado o TTIP desde 2013, e apoiadores do acordo esperam que a negociação ganhe força agora que os EUA, o Japão e outras nações do Pacífico chegaram a um consenso sobre um acordo comercial em separado. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;