Política Titulo Eleições
Pesquisas definirão vice de Gabriel Maranhão

Em Rio Grande, Kiko anuncia estudos para evitar saia justa com Gilvan e Marilza

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
03/01/2012 | 07:04
Compartilhar notícia


O prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), vai realizar pesquisas na cidade para definir o candidato a vice-prefeito na chapa governista encabeçada pelo secretário de Obras, Gabriel Maranhão (PSDB), na eleição de outubro. O titular de Desenvolvimento Econômico e Turístico, Gilvan Mendonça, e a vereadora Marilza de Oliveira, ambos do PTB, disputam o posto.

Kiko justifica que desta maneira o postulante preterido não se sentirá desprestigiado. "O Gilvan já foi candidato a prefeito e a Marilza é vereadora, professora, uma pessoa que conhece muito a cidade e que nutre esse desejo de compor conosco." Apesar disso, o tucano ressalta que a definição sairá somente após a convenção partidária de junho.

Com o PTB na chapa majoritária, Kiko mantém o acordo firmado com o presidente paulista do partido, deputado estadual Campos Machado. "Tivemos conversa com ele, que manifestou o desejo de manter a parceria conosco".

A união começou em 2008, quando Helenice Arruda (PTB) foi a vice no projeto de reeleição do chefe do Executivo. Assim, caso decida por Marilza, manterá a fórmula vitoriosa em 2008, com uma mulher na chapa.

A decisão de Kiko enterra de vez a possibilidade de chapa pura tucana. O presidente da Câmara, Waldemar Perillo, e o vereador Valdir Marques se colocaram à disposição do PSDB para serem indicados a vice. Marques cogitou até ingressar no PTB para conseguir o aval de Kiko, mas desistiu da mudança.

PELA TANGENTE
Reeleito em 2008 com 80% dos votos em Rio Grande, Kiko segue despistando quando o assunto é a definição de Gabriel Maranhão como seu candidato à sucessão. Apesar disso, ele não economiza nos elogios ao engenheiro, cuja indicação já é dada como certa nos bastidores. "É uma pessoa que se dá bem com todos os secretários e com a nossa bancada de sustentação. Está sempre comigo na Prefeitura, desde o primeiro dia de mandato."

Para Kiko, estes são fatores que credenciam Maranhão a ser endossado como postulante ao Paço. "Candidatura mesmo só depois da convenção partidária", reitera, porém.

O vereador Cláudio Manoel da Silva, o Claudinho da Geladeira (PT), é o único pré-candidato anunciado que medirá forças nas urnas com Maranhão. Valmir Copina (PMDB) almeja entrar na disputa majoritária, mas a direção estadual do partido avalia que a candidatura dele depende de viabilidade eleitoral, que será medida por meio de pesquisas de intenção de voto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;