Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Série
The Long Night foi o episódio de Game of Thrones mais usado em golpes online
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
23/05/2019 | 14:18
Compartilhar notícia


A última temporada de Game of Thrones não só teve um pico de espectadores, mas também de atividades criminosas. De acordo com a Kaspersky Lab, a estreia de cada episódio foi acompanhada de uma longa sequência de ataques contra os internautas que tentavam baixar o episódio recém-lançado, mas acabavam fazendo o download de malware disfarçados.

Alguns capítulos mostraram-se significativamente mais perigosos do que outros. É o caso do terceiro episódio (The Long Night), que desencadeou o maior número de tentativas de ataques, com pico de 3 mil por dia. Muito provavelmente isso ocorreu por ser considerada a maior batalha já filmada da indústria cinematográfica.

Leia mais
Jogo de realidade aumentada baseado em Game of Thrones dará prêmios para os melhores competidores
Game of Thrones: aplicativo ensina de graça Alto Valiriano, a língua de Daenerys
Onde foram gravadas as cenas de Game of Thrones

Depois de rastrear atividades maliciosas durante toda a oitava temporada, os pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram que o número médio diário de ataques envolvendo malware disfarçado do novo episódio de Game of Thrones girava em torno de 400. Esse valor saltava para 1.200 depois de três a quatro dias do lançamento. Isto demonstra um crescimento na atividade maliciosa dos cibercriminosos.

Outro vetor de ataque associado ao Game of Thrones são os sites de streaming que convidam os usuários a assistir gratuitamente aos episódios recém-lançados da série, mas que, na verdade, são projetados para extrair dados confidenciais dos usuários. Normalmente, o ícone do player mostra uma cena do programa de TV e redireciona a vítima para uma página de registro, solicitando posteriormente detalhes do cartão bancário, alegando que é apenas para fins de validação.

Para evitar ser vítima de golpistas:

– Evite sites questionáveis, especialmente aqueles que distribuem conteúdo pirata;
– Não insira informações, principalmente dados de cartão de crédito, em um site no qual você não tenha motivos para confiar;
– Não use a mesma senha para diferentes páginas da web. Para facilitar a memorização de diferentes acessos, utilize um gerenciador de senhas em seu lugar;
– Use uma solução de segurança confiável com proteção contra golpes online e phishing.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Mas nem tudo em Game of Thrones é preocupante. O final polêmico da série rendeu um bom arsenal de memes. Confira os melhores:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.