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Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Networking
Por Lucas Nogueira
Diretor de recrutamento da Robert Half
11/12/2018 | 07:14
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A capacidade de construir relacionamentos ao longo da vida profissional é habilidade fundamental para a jornada corporativa. O desafio está em como iniciar as aproximações e realizar a manutenção dos contatos gerados. Para tornar este processo mais fácil, selecionamos cinco orientações:

A função do networking – networking nada mais é que a prática de trabalhar sua rede de contatos profissionais. O objetivo é viabilizar a construção de relações com pessoas do mesmo ramo de atuação para que o profissional possa obter informações relevantes sobre a profissão, aprofundar relacionamento com recrutadores, aumentar a visibilidade, e estar sempre atualizado para manter o desenvolvimento da carreira, além de detectar oportunidades no mercado.

Troca de conteúdo – os encontros pessoais são ótimas oportunidades para cultivar os relacionamentos. Mas atualmente é difícil ter disponibilidade para se reunir com todas as pessoas. Por isso, vale a pena compartilhar ideias, indicar artigos, mostrar interesse no avanço de projetos e estar disposto a ajudar quando necessário. Investir no contato por telefone, WhatsApp e e-mail também é maneira eficiente de ser lembrado por seus contatos

Networking como suporte para recolocação – o networking é composto por diferentes perfis, desde amigos e ex-colegas do período da faculdade até outras pessoas do campo de atuação de cada profissional, inclusive aqueles que são de outras áreas, mas que têm interesses em comum. Por isso, na hora de procurar por nova oportunidade é recomendado conversar com os conhecidos, professores e colegas de trabalho para saber quem está trabalhando em empresas de seu interesse. Os profissionais também podem divulgar que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, buscar conselhos e pedir contatos. Para que o networking seja efetivo, é fundamental que seja trabalhado de forma constante e não ativado apenas quando há necessidade.

Redes sociais e networking – as redes sociais são boa ferramenta para alimentar o networking porque o profissional pode se conectar com inúmeros colegas sem estar cara a cara. O ideal é começar criando perfil público para seguir, comentar e compartilhar posts escritos por líderes no setor de interesse. As seções de comentários também oferecem boa maneira de iniciar o contato a partir de interações com pessoas de círculo de interesse. Ela também possibilita que o profissional dê visibilidade à sua expertise por meio de artigos e análises sobre o segmento de atuação, permitindo a interação e o contato com pessoas até então desconhecidas.

Ampliando as conexões – realizar apresentações ou desempenhar papéis relevantes em eventos contribuem para dar visibilidade ao profissional frente a outros contatos de interesse, assim como assumir funções em negócios e grupos permite mostrar suas habilidades de liderança em diferentes ambientes.  




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