Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Diarinho
>
Tira-dúvidas
Por que os planetas são redondos?

Forma esférica conhecida é uma das características que determinam esse tipo de classificação para um corpo celeste

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
02/12/2018 | 14:14
Compartilhar notícia
Divulgação


A força gravitacional é a grande responsável pelos planetas serem redondos. Isso porque quanto maior a massa de um objeto, no caso, dos planetas, mais forte é a atração da gravidade. Essa força ‘obriga’ os astros a terem formato esférico, tendo suas massas direcionadas para o centro (como se fossem ‘sugadas’). Isso faz com que todos os pontos da superfície estejam à mesma distância do núcleo, deixando-o compacto e do jeito que o conhecemos por meio de imagens espaciais e ilustrações em livros e vídeos.

O fato de um corpo celeste ser redondo é uma das características que o classificam como planeta. Outro ponto importante para essa definição é o de orbitar, ou seja, realizar movimentos em círculo ao redor do Sol e ser objeto de dimensão grandiosa entre os demais que se encontram em órbitas vizinhas, casos de meteoros e cometas.

Os planetas foram formados pelo restante da matéria interestelar que existia na nebulosa (nuvens de poeira e gases como hidrogênio e hélio) que deu origem ao Sol. Tratam-se de astros que orbitam a estrela maior e que surgiram há cerca de 4,6 bilhões de anos – todos, possivelmente, ao mesmo tempo. No total, oito planetas compõem o chamado sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Além de serem arredondados, são classificados em rochosos e gasosos. Os de primeiro tipo, incluindo aqui Mercúrio, Vênus, Marte e a Terra, possuem tamanhos menores, têm poucas ou nenhuma lua, não são acompanhados de anéis e contam com densidade de aproximadamente cinco gramas por centímetro cúbico. Já os gasosos, entre eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são maiores, possuem anéis ao redor e várias luas e a baixa densidade é de, aproximadamente, um grama por centímetro cúbico.

Outros corpos celestes que possuem as mesmas características, mas que orbitam outras estrelas, são denominados de exoplanetas. Esses estão localizados fora do sistema solar, onde os seres humanos vivem. Os cientistas utilizam várias técnicas de detecção para encontrá-los. A quantidade já verificada até o momento está em cerca de 4.000, sendo que o volume total de exoplanetas é imensurável se comparado à quantidade de galáxias no universo.

CURIOSIDADE

A Terra também abriga seres chamados de extremófilos. Eles vivem em regiões inóspitas, onde é difícil a manutenção da vida, como as profundezas dos oceanos, rios extremamente ácidos e regiões de temperaturas abaixo de 0°C. O planeta possui características físicas e químicas que favorecem a biosfera diversificada, sendo o único do tipo no sistema solar. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.