Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Clássicos do Diário há 60 anos: Depois do 1º de abril
Por Ademir Medici
28/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Em 2 de abril de 1964 o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, volta a assumir interinamente a Presidência da República. João Goulart refugia-se no Uruguai. Desencadeia-se em todo o País uma onda de prisões de líderes políticos, sindicais e camponeses.

No Grande ABC, o News Seller (origem do Diário) publica editorial em 5 de abril de 1964:

É fora de dúvida que o regime não foi fortalecido, simplesmente, pela deposição do presidente da República se, em concomitância, não se modificarem as arcaicas e deterioradas estruturas políticas e administrativas da Nação.

A massa trabalhadora do Brasil, sobre cujos ombros pesa a responsabilidade do progresso nacional, mas que até hoje pouco ou quase nada lhe deram, tem consciência de seus deveres e também dos seus direitos, como propulsores da riqueza individual e coletiva, e não abdicarão deles.

Essa é uma verdade cristalina que não deve ser menosprezada pelos políticos e muito menos pelas Forças Armadas.

A Câmara Municipal de São Bernardo mantém vigília.

AMANHÃ

A fase dos generais.

Enchentes cíclicas

Antes e depois dos piscinões. Sofre o Grande ABC

Gostaria que Memória falasse sobre os rios que correm na região central de São Bernardo, uma vez que houve mais uma inundação.”

Do leitor que se assina Will Banzé.

Quando, no início do século 19, se projetou o primeiro loteamento urbano da região para alojar a sede da Freguesia de São Bernardo, pensou-se num quadrilátero prudentemente distante do rio que corta a nossa vila.

Riscou-se o que é hoje a Rua Marechal Deodoro. Criou-se o quarteirão do atual Largo da Matriz. E ali se construiu a primeira igreja matriz – bem longe do rio, no alto de uma colina.

Décadas e século depois, novos loteamentos foram rasgados, geralmente nos centros urbanos das atuais cidades, sem a prudência da experiência da Vila de São Bernardo. E mesmo a velha vila esqueceu-se da lição – imaginem que a Avenida Faria Lima, a do sistema trólebus, corre sobre o Ribeirão dos Meninos, antigo Rio dos Couros, que recebe tantos afluentes para formar, quilômetros à frente, a bacia do Tamanduateí, setor São Caetano.

As duas fotos de hoje, em São Bernardo e São Caetano, demonstram erros municipais. Enchentes ocorridas 50 anos atrás – ou mais. E enchentes que se repetem, apesar das obras monumentais e do dinheiro público investido. Quem errou? Alguém já pagou por erros cometidos?

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de novembro de 1988 - ano 31, edição 6921

Seu Orçamento (Luís Nassif) – Ano-Novo sem dinheiro e perspectivas sombrias.

Serviços – Binder, com hotel e restaurante na Avenida Redenção, em São Bernardo, amplia rede e constrói unidade de luxo em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Cultura & Lazer – Traduzir Beethoven, missão para Florence. A jornalista Regina Belletato Fonseca entrevista o maestro Flavio Florence, sete meses após a criação da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de Santo André. Uma bela reportagem.

Regente é como museu, que abre portas para todos verem as obras do grande mestre”, afirma Florence.

Conseguimos encarar obras de grande fôlego, dignas das melhores orquestras do País”, acrescentava o saudoso e querido maestro.

Em 28 de novembro de...

1918 – A gripe espanhola na região: os doentes de Rio Grande (da Serra), Campo Grande e Ribeirão Pires já se encontram em franca convalescença, sendo que só se têm constatado casos novos em Santo André, Pilar (Mauá) e São Caetano.

A questão da paz. Do noticiário do Estadão: brasileiros que se distinguiram na guerra: tenente de cavalaria Pessoa Cavalcanti de Albuquerque e capitão médico Clemendes de Siqueira.

1928 – Fundado o Clube de Xadrez de Santo André.

1983 – Falece o educador Antonio Lapate Netto. Ele nasceu em Santo André. Começou a lecionar em 1936, atuando em escolas como a Técnica de Comércio, Ginásio Américo Brasiliense, Instituto Coração de Jesus e Colégio Duque de Caxias. Foi fundador e secretário do Clube de Poesia de Santo André e integrante da Academia de Letras do ABC.

Hoje

Dia do Soldado Desconhecido

Santos do Dia

Madre Maria Helena Stollenwerk

Estevão, o Moço

José Pignatelli

Tiago das Marcas (Itália, 1391-1476). Padre Franciscano. Pregou com tanto fervor que sempre tocava até mesmos os corações mais endurecidos. Ele se dedicou a pregações populares em várias regiões da Europa.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 28 de novembro:

Em São Paulo, Franca, instalado como vila em 28 de novembro de 1824, quando se separa de Mogi Mirim.

Na Bahia, Acajutiba

No Paraná, Ampére, Dois Vizinhos e São Miguel do

Iguaçu

No Rio Grande do Sul, Arroio do Meio

No Mato Grosso, Campos de Júlio

No Ceará, Capistrano

Na Paraíba, Emas

No Espírito Santo, Jerônimo Monteiro

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.