Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Memória
>
Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
O Grande ABC no comício da Central do Brasil
Ademir Medici
26/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Apesar de ter a metade do tamanho da Refinaria Presidente Bernardes, a Refinaria de Capuava produz quatro vezes mais que esta.”

Cf. O Estado de S. Paulo, 15-3-1964.

O Grande ABC do começo de 1964 tinha novos prefeitos. Recorria ao governador Adhemar de Barros para o encaminhamento dos seus problemas. Observava no presidente João Goulart um aliado, mesmo com as restrições deixadas claras por sindicatos vanguardeiros como o dos Metalúrgicos de Santo André. Já o clima político era de tensão.

Nas rodas, comentava-se: enquanto se conviver com as brigas políticas de Adhemar, Jânio, Lacerda, vai-se levando. O duro será se cairmos nas mãos dos militares...

O primeiro bispo diocesano de Santo André, dom Jorge Marcos de Oliveira, tornara-se um nome nacional. O bispo participava com a mesma desenvoltura de uma reunião da chamada alta-sociedade e de uma assembleia de trabalhadores em greve. Era chamado de “o bispo vermelho”.

Neste quadro, as ditas forças progressivas convocam um grande comício em defesa das reformas de base. Um comício que se tornaria célebre naquele dia 13 de março de 1964, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro.

Sindicalistas de várias partes do País participaram. O futuro Grande ABC enviou representantes de várias categorias. E o fotógrafo Armando Martins, do Foto Ruma, sempre chamado para cobrir eventos sindicais, embarcou pela manhã num trem em São Paulo em direção ao Rio.

Um trabalho profissional como tantos o aguardava, mas que Martins sabia: faria história.

Pouco antes de morrer, Armando Martins, o foto Ruma, pai do também fotógrafo Reinaldo Martins, que foi editor de Fotografia do Diário, nos confiou 18 negativos fotográficos, tamanho 5,5 x 6 centímetros cada um, da cobertura que fez do comício de 13 de março de 1964 – fato que já narramos. Memória tem publicado algumas daquelas imagens. Segue hoje mais uma.

Também já escrevemos – e repetimos: pouco antes de seguir para o comício, Jango assinou decreto que expropriou terras e encampou as refinarias particulares, entre as quais a de Capuava, em Mauá, o que provocaria desdobramentos importantes na própria história brasileira.

AMANHÃ

1º de abril de 1964.

Balas de Figurinhas.

Ídolos do trio de ferro. Eles moraram em Santo André

Quem assistir à entrevista do esportista Narciso Ferrari, pelas ondas do DGABC TV – www.dgabc.com.br – chegará ao trecho em que o entrevistado mostra os seus álbuns de figurinhas. Havia as balas de futebol, compradas para se colecionar os cromos dos nossos craques hoje esquecidos, mas que foram célebres no seu tempo.

O goleiro Oberdan, do Palmeiras, tinha a mesma fama do Cássio, hoje titular absoluto do Corinthians; Begliomini, beque do Palmeiras, era tão importante quanto os zagueiros do Palmeiras dez vezes campeão brasileiro; Piolim, do Tricolor Paulista, destacou-se no São Paulo como o fez Roberto Carlos campeão pelo Palmeiras.

Só que não havia mordomias. Os três – Oberdan, Begliomini e Piolim – moravam em Santo André. Eles foram titulares da Seleção Paulista. Iam para os treinos e jogos de ônibus, muitas vezes juntos, saindo da Estação de Santo André e se dispersando no Parque Dom Pedro II – cada qual seguindo dali para o seu estádio, nos parques São Jorge e Antarctica e no Canindé, então a casa do São Paulo.

E dos álbuns de Narciso Ferrari, extraímos os cromos dos três, sugerindo uma vez mais que Santo André preste ao trio as homenagens que merecem – por que não reproduzir os cromos na entrada do Estádio Bruno Daniel? Eles foram grandes. E jamais, em tempo algum, Santo André teve ao mesmo tempo um trio como este no futebol que aqui se pratica há mais de um século.

LIGA ANDREENSE 

Já escrevemos aos vários prefeitos que passaram pelo Paço de Santo André. Nunca fomos ouvidos. Imaginamos: o canal era o errado. Por isso recorremos ao canal mais acertado: a Liga Santo-Andreense de Futebol.

Presidente José Sena, Claudio Guimarães Teixeira (Cacau), amigos todos da Liga, a bola está com vocês: vamos colocar um pôster de Oberdan Cattani, Pellegrino Adelmo Begliomini e Laurindo Furlani (o Piolim) no Bruno Daniel? 

Oberdan nos cedeu uma foto dos três, tirada em 1943. Já publicamos. Este pôster ficaria muito bem no túnel de entrada do gramado do Bruno Daniel. E as novas gerações futebolísticas entenderiam um pouco mais da história esportiva desta Santo André, livre terra querida.

Interação com Facebook

‘Manhã de segunda-feira na repartição’

Da crônica de Guido Fidelis, publicada pelo Diário no sábado, 2 de novembro de 1988, e hoje transcrita, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sábado, 26 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6920

Manchete – Justiça intervém na Medicina ABC

Destituídos os curadores; suplentes chamados.

Indústria – Grupo belga Solvay & Cia, controlador das Indústrias Químicas Eletrocloro, de Santo André. quer elevar a produção.

Esportes – Pirelli apresenta Bob, 32 anos, 130 quilos, ala-pivô norte-americano, o primeiro estrangeiro da sua equipe de basquetebol.

Acidente – Menino morre ao despencar no poço de elevador no Parque das Nações.

Em 26 de novembro de...

1918 – A gripe espanhola na região: continuam a prestar serviços clínicos no posto de socorros, em Santo André, os doutorandos Sylvio Cardoso Franco e Pedro Goiás Filho.

O doutorando Benedicto de Castro Simões deixou de prestar seus serviços por ter sido efetivado no quadro clínico da Sociedade Beneficente dos Empregados da São Paulo Railway, a estrada de ferro.

A questão da paz: a entrega de vasos de guerra dos alemães aos aliados.

O programa político do partido operário inglês.

1958 – Açougueiros de São Caetano cerram as portas em protesto à aprovação da lei nacional de congelamento de preços dos gêneros de primeira necessidade; Prefeitura determina a aquisição do produto isento de impostos para venda no Mercado Municipal.

1998 – Falece o jornalista Julinho de Grammont, assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

Santos do Dia

Silvestre. Abade (Itália, Osimo, 1177 – Ermo de Montefano, 1267)

Leonardo de Porto Maurício

Bv. Tiago Alberione

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 26 de novembro:

Em São Paulo, Tremembé. Elevado a município em 26 de novembro de 1896, quando se separa de Taubaté.

No Paraná, Bom Sucesso, Califórnia, Cândido de Abreu, Engenheiro Beltrão, Paranacity, Sabáudia, São João do

Caiuá, Tamboara e Wenceslau Braz

Em Rondônia, Cacoal

No Mato Grosso, Colniza

Na Paraíba, Guarabira e Solânea

Em Sergipe, Pirambu e São Miguel do Aleixo

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.