Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

A Câmara e o progresso de São Caetano
Do Diário do Grande ABC
26/07/2018 | 12:27
Compartilhar notícia


Artigo

Ao completar 141 anos de fundação, São Caetano orgulha-se de possuir indicadores de gestão comparados a países europeus. O histórico de conquistas da cidade está ligado intensamente à força de seu povo, sempre participativo nas decisões que fizeram de São Caetano o ‘príncipe dos municípios’, com destaque, inclusive, ao Movimento Autonomista, que culminou com a independência da cidade.

As gestões que conduziram o município ao longo das últimas décadas focaram em ações de infraestrutura urbana, Saúde e Educação. Tanto que São Caetano, atualmente, conta com 100% do esgoto tratado e coletado; temos atendimento em Saúde referência no País; e os melhores índices de Educação, como exemplos a taxa de escolaridade e o alto número de moradores detentores de nível superior.

Na política, a predominância de prefeitos ora com descendência italiana, ora migrantes nordestinos, fez representar a origem de nossa população, formada justamente pela presença da imigração europeia, especialmente os italianos, e da migração da população nordestina, que chegou aqui em busca de oportunidades. É a chamada política ‘macarrão com jabá’, alusão à política ‘café com leite”, quando presidentes de São Paulo e Minas se revezavam no poder na Velha República.

Neste contexto, a Câmara fez também representar a origem de seu povo, com integrantes de diversos segmentos sociais que auxiliaram na construção das identidades social, política e econômica da cidade. Os vereadores, ao longo das décadas, foram forças representativas que exerceram papel essencial no desenvolvimento de São Caetano. E, claro, continuam a ser protagonistas nos debates que propiciam a elaboração de políticas públicas fundamentais para o presente e o futuro.

Falar e escrever de São Caetano nos orgulha. Apesar dos desafios que enfrentamos, especialmente por estarmos inseridos em região metropolitana marcada por graves problemas sociais, devemos estabelecer prioridades, projetar o crescimento e vencer as dificuldades elencadas no cenário de um Brasil de incertezas. Necessitamos olhar o passado construído com dedicação e a perseverança de comunidade constituída por pessoas do bem, dispostas a levar São Caetano ao topo, e torná-la referência nacional.

Agora, para avançarmos ainda mais, precisamos estabelecer projetos de união e altruísmo do segmento político. Respeito e trabalho de seus líderes. Pioneirismo e dedicação nas ações de governo. Planejamento e otimismo. É dessa forma responsável que o progresso de São Caetano continuará passando pela Câmara, que se tornou protagonista na história da nossa cidade.

Pio Mielo é professor, vereador pelo MDB e presidente da Câmara de São Caetano.

Palavra do leitor

Ação e reação
De acordo com a terceira lei de Newton (ação e reação), que diz que ‘para toda ação haverá sempre uma reação de mesma intensidade e direção, porém em sentidos opostos’, podemos constatar que as ações promovidas pelos governos populistas por meio do aparelhamento ideológico das universidades e órgãos públicos, da divisão da população por gênero, raça, condição social etc, e de seu utópico projeto de poder que arrasou a economia, institucionalizou a corrupção e jogou o País no maior mar de lama de sua história, provocaram reação da mesma intensidade em sentido oposto chamada Bolsonaro.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Outra taxa
Conforme notícia publicada neste Diário (Política, dia 23), o governador Márcio França, candidato ao governo do Estado de São Paulo, disse, sim (Resposta, dia 25), que quer criar mais uma taxa para a conclusão da Linha18-Bronze do Metrô, repassando mais uma vez os custos para os futuros usuários. Com certeza se a campanha dele está patinando, a partir de agora dá marcha ré de vez.
Sérgio Antônio Ambrósio
Mauá

Apelação
‘Lula só sai da prisão se a gente assumir o poder’ é a nova apelação de Ciro Gomes para conquistar os renitentes apoiadores do ex-presidente e melhorar o seu pífio desempenho nas pesquisas eleitorais. Como existe muito mais gente querendo Lula na prisão do que desejando vê-lo solto, esse é o mais novo tiro no pé do candidato. Apelação por apelação, sugiro que Jair Bolsonaro declare que, se eleito, indicará Sergio Moro, na próxima vaga disponível, para o Supremo Tribunal Federal.
Luiz Rapio
Rio de Janeiro

Incomodados
Os incomodados que se mudem. Eles estão mudando para bem longe. Todos os dias centenas de brasileiros deixam o País rumo ao Exterior. Estudantes, operários, empresários, aventureiros e até mesmo alguns aposentados endinheirados. Todos buscam segurança e qualidade de vida. Basta de sofrimento! Não podemos chamá-los de antipatriotas. Eles simplesmente cansaram de esperar País melhor. A cada dia os sonhos ficam mais distantes. A maioria dos viajantes é composta de homens e mulheres altamente qualificados. Perda imprescindível para o nosso desenvolvimento. Vamos dar saltos gigantescos para trás, em todos os setores de atividades. Nossas empresas e serviços essenciais ficarão totalmente sucateados. O Brasil caminha a passos largos ao passado das carroças e lamparinas. Talvez isso não faça diferença para muita gente. Nosso povo adora ‘vidinha de Jeca Tatu’!
José Machado
São Bernardo

Dá trabalho
Se existe ministério que dá trabalho ao governo é o do Trabalho: dá trabalho para escolher o ministro, o quadro de aspones e cuidar para roubarem pouco, visto que a regra é roubar ‘muuuuito’! Oh, Pasta difícil! Por que não extingui-la no próximo governo?
Claudio Juchem
Capital

Centrão
Estamos execrando o candidato Geraldo Alckmin por receber a adesão do Centrão, esquecendo que qualquer eleito estará nas mãos desse bloco de partidos. Então, não vamos tapar o sol com a peneira. O que precisamos é de reformas políticas com a diminuição drástica do número de partidos e eliminação do fundo partidário, que só beneficia quem já está na Câmara. Já imaginaram o Centrão aderindo a candidatos que farão ‘o diabo’ para pôr o Judiciário na caixinha e soltar Lula? Temos é que escolher senadores, deputados federais e estaduais novos, sem ranço com velhos caciques!
Tânia Tavares
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.