Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Imunização em crianças em xeque
Do Diário do Grande ABC
25/07/2018 | 13:35
Compartilhar notícia


Artigo

Muitas doenças que já estavam erradicadas em nosso País e no mundo voltaram com tudo. E por que isso? Por que os pais que foram vacinados não vacinam seus filhos. No mundo existem diversas motivações que levam os pais a aderirem a esse movimento de não vacinação. Medo e desinformação a respeito da vacina são os principais motivos que levam pais a tomarem tal decisão.

No Brasil, o programa nacional de imunização foi criado em 1973 para organizar o calendário de vacinação e facilitar o controle e a erradicação de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização. É o caso, por exemplo, da poliomielite e do vírus autóctone da rubéola, ambos erradicadas no nosso País. Assim, esta geração de pais foi vacinada, não passou pela experiência de surto de poliomielite, por exemplo, e não consegue ver a necessidade de vacinar seus filhos, já que acredita que a doença não existe mais. Eles têm dificuldade em enxergar o perigo da doença e muitos deles acreditam que a vacina está vinculada ao risco de se infectarem de doenças.

A situação da não vacinação de crianças em nosso País causa preocupação para o Ministério da Saúde. Os índices preliminares de vacinação deste ano, o de crianças que receberam a dose contra a poliomielite, por exemplo, está em 77%, queda de 7,5% em relação a 2016 e 21% em comparação ao índice de 2015, último ano em que o número ficou acima dos 80%. No caso da vacina contra Influenza, 56% das crianças receberam a dose em 2018. Em 2017 foram 71% e, em 2016, 92%. A queda do índice de vacinação em nosso País pode ser verificada pelo site http://sipni.datasus.gov.br.

Apesar de alertas de todos os médicos, enfermeiros e alguns grupos – que não concordam com essa situação – quanto à necessidade de imunização, as famílias que não vacinam seus filhos alegam que as crianças tiveram reações alérgicas graves depois de tomarem algum tipo de vacina. Outras acreditam que corpo sadio não necessita de algo químico para prejudicar o organismo e, ainda, que os bebês em fase de amamentação são alimentados com o leite materno e que essa é a ‘melhor vacina’.

As pessoas precisam ser informadas de que a vacina é meio eficaz e seguro de proteção contra determinadas doenças. Os benefícios da imunização às crianças são vários e incluem, por exemplo, menores taxas de hospitalização, diminuição das sequelas que muitas doenças podem trazer, redução dos números da mortalidade infantil e prevenção de doenças infectocontagiosas. Além disso, podem reduzir a ausência dos pais no trabalho.

Angela Rita M. Affonso é mestre em Ciências da Saúde e coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera de Santo André – Industrial.

Palavra do leitor

Abandono
Caçamba requisitada pela administração da Cidade da Criança, em São Bernardo, permanece superlotada e abandonada na Rua Kara há mais de mês. Tarda a hora de removê-la. Para isso, apreciaria contar com a costumeira ajuda deste prestigioso Diário.
Nevino Antonio Rocco
São Bernardo

Top 10
Sobre a lista da Fifa, Neymar seria indicado ao ‘top 10’ na categoria ‘se jogar’ e não na ‘jogar’.
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Fratura
Domingo minha filha participou de apresentação de balé em palco sem nenhuma estrutura de segurança no Festival do Chocolate, em Ribeirão Pires. Durante a coreografia as meninas precisavam andar para trás, e nesse momento minha filha, de apenas 4 anos, caiu do palco e fraturou o cotovelo. O palco não tinha nenhuma proteção, a escola aceitou a condição da Prefeitura e, infelizmente, aconteceu esse acidente. Também tivemos vários transtornos para os primeiros socorros. Além disso, o Paço não disponibiliza médico para atendimento emergencial.
Juliana Maziero
Ribeirão Pires

Resposta
Em resposta à carta do leitor Carlos Alberto Silva (Só faltava essa, ontem), esclarecemos que em nenhum momento o governador Márcio França tratou da criação de mais um imposto para a população com o objetivo de ajudar na construção da Linha 18 do Metrô do Grande ABC. O governador fala sobre a busca de formas alternativas de financiamento para grandes obras estruturantes. Medida já adotada em outros países como, por exemplo, a Coreia do Sul, e que poderia ser estudada para o nosso Estado é a contribuição por melhoria. Trata-se apenas de estudo e reflexão para que aqueles diretamente beneficiados por obra e que têm seus imóveis lindeiros valorizados possam contribuir, tornando as obras mais rápidas. Estudar novos temas para agilizar a gestão pública e atender a pleitos que muitos anos aguardam solução fazem parte da prática da boa governança.
Governo do Estado de São Paulo

Economia
O governo federal acaba de fazer economia de R$ 10 bilhões, apenas por fiscalizar Bolsa Família, aposentadorias no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)etc. Identificou participantes do Bolsa Família empresários, funcionários públicos e parentes de políticos que jamais tiveram o perfil para receber esse benefício. Aposentados por invalidez permanente que nunca estiveram doentes. Afastados temporariamente por doença recebendo o benefício e que já estavam trabalhando em outros estabelecimentos. Com esse valor elevadíssimo, chegamos à conclusão de que não são apenas políticos que vendem a alma ao diabo, mas grande parte dos brasileiros também. Povo corrupto não pode reclamar de corrupção. Se não consertarmos a base, será como enxugar gelo. Os cofres públicos continuarão sendo vilipendiados e assaltados pela classe política brasileira. Ela sabem onde tocar o coração (R$) dos seus eleitores.
Beatriz Campos
Capital

De vermelho
Se não bastasse o episódio lamentável dos petistas que jogaram e emporcalharam com tinta vermelha o prédio em que vive em Belo Horizonte, em Minas Gerais, a ministra e presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármem Lúcia, agora, 20 representantes dessa sigla que não serve à Nação, clamando a liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva, sujam com tinta vermelha o prédio da nossa Corte Suprema! Grave afronta às nossas instituições! E claro sinal de que esse partido baderneiro deseja transformar este Brasil em uma Nicarágua ou Venezuela! Ou seja, terra de ninguém. E motivos não faltam para interditar e cassar o registro da legenda de Lula, que jamais teve compromisso com a democracia.
Paulo Panossian
São Carlos (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.