Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
O presente de Ribeirão Pires à Boa Viagem
Por Ademir Medici
29/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires entregou à Basílica da Boa Viagem, em São Bernardo, um quadro a óleo que focaliza a antiga Igreja Matriz, trabalho da artista plástica Esther Mazzini Le Var (1927-1993).

O quadro faz parte da série que ilustra o livro Antecedentes Históricos do ABC Paulista, de Wanderley dos Santos (PMSBC, 1992).

O pároco-reitor, padre Giuseppe Bortolato, informou que o quadro será afixado em ponto de destaque da sua sala, na entrada da basílica.

A pintura entregue focaliza a antiga Matriz, em estilo colonial português, no ano de 1946, pouco antes da sua demolição para a construção da Matriz atual.

A Pró-Memória de Ribeirão Pires, que localizou os quadros de Dona Esther, tem se preocupado em destinar as obras a entidades verdadeiramente interessadas na sua preservação.

História das Copas

TERCEIRA QUESTÃO

Quantos gols o italiano Paolo Rossi, artilheiro da Copa do Mundo de 1982, na Espanha, com seis, havia marcado naquela competição antes do jogo contra o Brasil?

A – nenhum

B – 1

C – 2

Resposta amanhã.

Resposta da segunda questão, ontem colocada:

Além da Alemanha campeã, quais foram os outros dois países que terminaram a última Copa do Mundo, a de 2014, no Brasil, sem nenhuma derrota nos 90 minutos?

A – Chile e Holanda

B – Holanda e Costa Rica

C – Costa Rica e Chile

A resposta certa é Holanda e Costa Rica (alternativa B).

Antes de cair diante do Brasil, nos pênaltis, pelas oitavas de final, o Chile havia perdido um jogo da fase de grupos, por 2 a 0, para a Holanda.

Já os holandeses, terceiros colocados, vencendo o Brasil por 3 a 0, só não foram para a final porque perderam para a Argentina nos pênaltis, na semi, após empate de 0 a 0 no tempo nornal. Na fase de grupos haviam feito 5 a 1 na Espanha, 3 a 2 na Austrália e 2 a 0 no Chile.

A Costa Rica só foi eliminada nas quartas de final na cobrança de pênaltis diante da Holanda. Na fase de grupos, Uruguai 1, Costa Rica 3; Costa Rica 1, Itália 0; Costa Rica 0, Inglaterra 0; nas oitavas, Costa Rica 1, Grécia 1; nos pênaltis, Costa Rica 5, Grécia 3; nas quartas, Holanda 0, Costa Rica 0; nos pênaltis, Holanda 4, Costa Rica 3.

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de maio de 1988 – ano 31, edição 6765

Manchete – Brasil busca 4 bilhões de dólares no Japão

Centenário – Colônia do Grande ABC prepara a festa da imigração japonesa; são mais de 35 mil japoneses e descendentes na região.

São Caetano – Caso DAE agora em segredo de Justiça.

Em 29 de maio de...

1953 – Folha do Povo dá a notícia do registro na Junta Comercial de São Paulo da Rádio Emissora Santo André Ltda, a segunda emissora de rádio da região, que receberia o nome de Rádio ABC.

1998 – Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) é extinta, com a incorporação do seu patrimônio à Refesa (Rede Ferroviária Federal). Na prática, inicia-se o processo de privatização da malha ferroviária brasileira.

Hoje

Dia do Geógrafo

Dia do Estatístico

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 29 de maio:

Em São Paulo, São Pedro do Turvo

No Rio Grande do Sul, Ajuricaba, David Canabarro, Ibiraiaras e Uruguaiana

No Pará, Ourém

Na Bahia, Santo Antonio de Jesus, São Felipe e Taperoá</CW>

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Úrsula Ledochowska

Maximino

Cirilo de Cesareia

Sisínio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.