Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

E segue a guerra fria no governo de Mauá
Raphael Rocha
19/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A guerra fria entre o prefeito licenciado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), e o ex-secretário de Obras José Carlos Orosco Júnior (PDT) prossegue. Embora Orosco se coloque como oposição ao socialista – posição essa que se intensificou desde a prisão de Atila, no dia 9 –, o pedetista ainda conta com seus indicados no governo do ex-colega. Fernando Coppola, o Xuxa, é secretário de Educação; Sargento Simões está à frente da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá); Gilberto João de Oliveira segue como titular da Pasta de Obras. Atila teria ordenado a demissão de pelo menos dois deles – Xuxa e Simões (Gilberto havia se aproximado do prefeito nas últimas semanas). Preso, ele não pode assinar esse tipo de despacho. A prefeita em exercício, Alaíde Damo (MDB), declarou que não iria mexer no time de Atila. Ou seja, a relação tensa só tende a aumentar.

BASTIDORES

Apoio
O diretório do PT em Diadema prepara ato em desagravo ao ex-vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, preso na quinta-feira por agressão a um empresário em frente ao Instituto Lula. E, além de manifestação a favor do petista, os filiados ao PT local divulgaram que o filho da juíza que ordenou a detenção de Maninho aparece em diversas fotos ao lado de líderes o MBL (Movimento Brasil Livre), um dos mais ativos no processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT) e crítico assumido às gestões petistas.

Indignação seletiva
Integrante da executiva do PT em Mauá, Rogério Calazans havia assinado pedido de impeachment do prefeito afastado de Mauá, Atila Jacomussi (PSB). Porém, ao saber que a peça pregava também a necessidade de investigar o ex-prefeito Donisete Braga (Pros), citado na Operação Prato Feito por, supostamente, ter recebido propina de empresários, Calazans optou por retirar seu nome. Calazans havia sido indicado pelo ex-prefeito à executiva, quando Donisete ainda estava no PT.

Motoristas
Diferentemente do que informou a direção do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Santo André, a categoria dos motoristas não vai aderir à paralisação de alguns setores aprovada pela entidade como forma de protesto à falta de avanço nas negociações com a Prefeitura andreense na campanha salarial. A classe, além do reajuste nos vencimentos, pleiteia mudança de classificação de cargo dentro da estrutura administrativa e, portanto, mantém negociações paralelas com o Paço.

Apoio explícito
O apoio do ex-vereador José Montoro Filho, o Montorinho, de Santo André, à pré-candidatura a deputado estadual do presidente e da Câmara, Almir Cicote (Avante), já está nas ruas. A dupla apareceu em placas espalhadas pelo município com felicitações ao Dia das Mães. Montorinho deixou o PT no mês passado, só que ainda não se filiou em outra legenda.

Equívoco
Erro na publicação do Diário Oficial de São Bernardo causou rebuliço nas redes sociais ontem. Ao publicar sanção do prefeito Orlando Morando (PSDB) à lei que altera o tempo de mandato do diretor da Faculdade de Direito, os Atos Oficiais anunciaram que o chefe do Executivo de São Bernardo é Orlando Marinho Júnior. O erro foi consertado ainda pela manhã.

Plano B
O PT de Mauá estuda apresentar pedido de cassação do prefeito licenciado Atila Jacomussi (PSB) à Justiça Eleitoral. O diretório local viu naufragar seu plano de impeachment dentro da Câmara e, agora, tende a recorrer ao Judiciário. A alegação é a de que a Operação Prato Feito indicou que a campanha de Atila foi irrigada com dinheiro de empresários de olho no contrato da merenda. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.