Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024

Economia
>
Carreira
Profissão headhunter
Por Mário Custódio
Gerente de treinamento da Robert Half
03/04/2018 | 07:13
Compartilhar notícia


1 – O que é um headhunter?

Headhunter é o executivo que trabalha no recrutamento de profissionais para os diversos níveis hierárquicos. Trata-se de uma função altamente estratégica. Faz parte do trabalho do bom headhunter auxiliar a empresa na definição da melhor opção para o preenchimento de uma vaga em aberto, seja por meio de um profissional permanente ou temporário, além dos pré-requisitos técnicos e comportamentais a serem exigidos.

2 – Quais características são fundamentais para se tornar headhunter?

Para o recrutamento especializado, é importante que se tenha conhecimento sobre a área para a qual o recrutador conduzirá os processos seletivos. Nos recrutamentos mais generalistas muitos são psicólogos, mas isso não chega a ser uma regra. Quanto ao perfil comportamental, é desejável ter espírito empreendedor, alta energia, nível elevado de ambição, resistência a frustração, persistência, comprometimento, habilidade de relacionamento, boa comunicação, organização, autogerenciamento, maturidade para lidar com reações humanas e visão estratégica.

3 – Tenho graduação em marketing, gosto do contato com pessoas e recebi uma proposta para trabalhar no recrutamento da área. Essa transição é tranquila?

Tudo vai depender do seu interesse e desejo em migrar para uma nova atividade. É comum ver profissionais deixarem suas áreas primárias de trabalho e passarem a recrutar para o mesmo segmento. Um ponto interessante, ao se deixar o emprego na indústria ou no escritório para se tornar um headhunter especializado é investir em um ramo diferente sem deixar de ter contato com seu ambiente de formação e, no seu caso, ainda contribuir para a formação de equipes de marketing cada vez mais fortes, já que a linguagem da área será bastante comum nesse contexto. Entretanto, é bom lembrar que a rotina de um headhunter difere da rotina de um profissional de marketing.

4 – A profissão é promissora?

A profissão de headhunter pode ser muito promissora se o profissional exercer a atividade com muita seriedade, profissionalismo e motivação. As chances de desenvolver carreira dependem da própria reputação construída pelo profissional, ou seja, tempo na área, aliado a bons resultados, comunicação transparente, candidatos e clientes satisfeitos são pontos fundamentais para o sucesso do profissional.

5 – Por quais motivos as companhias contratam um headhunter?

Um dos principais motivos que levam as empresas a contratar um headhunter é a segurança de ter acesso aos profissionais mais qualificados do mercado para uma determinada vaga. Outro ponto é a falta de tempo e recursos de algumas empresas para realizar processos seletivos. Muitas áreas de RH (Recursos Humanos) têm o problema estrutural de não ter equipe suficiente para fazer um processo seletivo mais completo com todas as etapas necessárias, como encontrar o profissional, apresentar a empresa e a vaga, fazer análise comportamental, entrevistas por competências e assim por diante. Em alguns casos, o sigilo da vaga também é um motivo que leva as companhias a buscarem esse tipo de serviço. O headhunter é um excelente parceiro do RH em um momento muito importante para as empresas, que é a ampliação ou reestruturação do seu quadro de funcionários.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.