Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Melhora do mercado
Isis Borge
Gerente de recrutamento da Robert Half*
27/03/2018 | 07:28
Compartilhar notícia


1 – As empresas estão realmente voltando a contratar?

As empresas nunca pararam de contratar, porque, independentemente do cenário econômico, há pessoas que pedem demissão, outras são desligadas e há as que se aposentam. O que acontece é que esse ritmo aumenta ou diminui de acordo com o momento do mercado. A retomada do mercado de trabalho, porém, já é uma realidade para empresas e profissionais. Segundo o ICRH (Índice de Confiança Robert Half), o otimismo de recrutadores e profissionais empregados e desempregados em relação ao cenário atual e com relação ao futuro vem crescendo. Esse sentimento positivo é um forte sinal de que os recrutadores estão com mais vagas abertas ou pesando no assunto, e que os profissionais estão sentindo esse movimento.

2 – Quais cuidados devo ter para aumentar minha chance de empregabilidade?

Segundo dados do ICRH, se compararmos à média geral de trabalhadores, o índice de desemprego é 6,1 pontos percentuais menor entre profissionais que têm formação superior. Ou seja, é imprescindível que o profissional não deixe de se atualizar. Se por algum motivo você não consegue iniciar uma graduação nesse momento, vale a pena investir em cursos que agreguem conhecimento em sua área de atuação. Ir a eventos e palestras que tenham relação com o setor, além de ser uma maneira de atualização, também ajuda a manter o networking atualizado. Se aprender um segundo idioma faz sentido para o seu plano de carreira, essa também deve ser uma preocupação de aprendizado.

3 – Quais são as dicas para eu conseguir me recolocar mais rápido?

Além de se preocupar com a qualidade das informações inseridas no currículo e se dedicar à busca de oportunidades que tenham a ver com o seu perfil, mostre ao mercado abertura para estudar as propostas, sem se prender a salários ou modelos de trabalho. Oportunidades temporárias, por exemplo, não existem apenas em posições operacionais. Há também vagas interessantes em projetos estratégicos, para cargos que vão de analista a diretor, e que valem a pena ser consideradas.

4 – Na entrevista de emprego, devo focar em quais pontos?

Em primeiro lugar, como eu disse anteriormente, tenha um currículo bem formado e com informações que condizem com a realidade do seu perfil, porque ele será sua porta de entrada para a empresa. Isso é importante porque, segundo o ICRH, 37% dos recrutadores afirmaram que é durante a triagem dos currículos que eles têm certeza se o candidato é a melhor opção para a vaga. Quanto à entrevista, o que mais chama a atenção das empresas são as habilidades técnicas do candidato, a capacidade de comunicação e a apresentação de resultados obtidos em empresas anteriores. Então, estude o seu currículo e busque informações sobre a empresa em questão, o mercado e o recrutador.

5 – Quais cuidados devo ter quando um recrutador me ligar?

O primeiro passo é estar atento ao telefone para não perder a ligação. Tente atender prontamente, pois há recrutadores que fecham vagas em apenas um dia e, se você deixar a ligação passar, pode perder a oportunidade. Quando conseguir contato, responda as perguntas de maneira clara, direta e objetiva. Se a ligação acontecer durante o horário de trabalho, peça para a pessoa na linha aguardar um minuto e vá até um canto reservado. Lembre-se, o processo seletivo começa já no primeiro contato.


* Envie dúvidas e sugestões para o e-mail soraiapedrozo@dgabc.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.