Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mauá multará dono sujões de cachorros
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
06/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), sancionou a lei 5.285, que vai multar donos de pets que não recolherem as fezes de seus animais em vias públicas. A pena é salgada: R$ 937, um salário mínimo, e o valor será reajustado conforme houver mudança na tabela do salário mínimo. A quantia recolhida será encaminhada ao Fumbea (Fundo Municipal de Bem-Estar Animal), instituído na cidade em 2016. “Ficam obrigados os proprietários, detentores ou condutores de cães, ao recolhimento das fezes excretadas por seus animais de estimação em espaço público, neste município, as quais deverão ser acondicionadas em sacos plásticos e descartadas em recipientes de lixo”, diz a nova legislação, que passou a valer desde o dia 1º

BASTIDORES

Lula na bronca
Mais uma vez o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva puxou a orelha de organizadores de atividades do petismo no Grande ABC. Depois de reclamar do baixo público no evento de celebração da primeira vitória petista numa eleição, em Diadema, no mês passado, Lula não fez questão de esconder a contrariedade durante o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) ao governo do Estado. A atividade, realizada na sexta-feira, aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e diversas lideranças compareceram. Marinho foi um dos últimos a discursar, já perto das 22h. A atividade, porém, começou às 18h. Ou seja, quando Marinho empunhou o microfone, muitos dos militantes, cansados, foram embora. O futuro candidato da legenda ao Palácio dos Bandeirantes falou para sua claque, e só para sua claque. Lula cobrou melhor organização.

Corinthians regional
Outro nome da política do Grande ABC se coloca como candidato ao conselho do Corinthains, em eleição marcada para fevereiro. Além do presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PMDB), o presidente do PSB de Santo André, Donay Neto, está registrado como postulante ao cargo no time da Capital. Assim como Pio, Donay defende a candidatura de Antonio Roque Citadini à presidência do clube.

Piscinão
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), anunciou que até sexta-feira deve cair na conta da Prefeitura R$ 60 milhões para conclusão das obras de construção de galerias e túneis dentro do projeto Drenar. As intervenções passam por auditoria do IPT, para saber até que ponto elas chegaram e para mapear os custos envolvidos. O governo espera encerrar as obras em 2019.

Alianças
À procura de aval do PSDB para lançar candidatura ao Senado, o vereador da Capital Márcio Covas Neto, o Zuzinha (PSDB), filho do ex-governador Mário Covas (morto em 2001), começa a articular grupo de apoio para sua empreitada. Nos últimos dias, tem intensificado diálogos com figuras políticas do Grande ABC. Entre elas estão o ex-vereador de Mauá Edgard Grecco.

Coerência
Teve gente achando bastante estranha a postura do vereador Amigão D’Orto (PTC), de Ribeirão Pires. Amigão havia sido um dos vereadores que apresentaram projeto de lei para equiparar o salário de um parlamentar da cidade ao piso do vencimento de professor no começo do ano. Na semana passada, porém, aprovou a instituição do 13º salário e de um terço de férias aos vereadores. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.