Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Contratações
Vanessa Aguiar
Da Robert Half
17/10/2017 | 07:26
Compartilhar notícia


1 – Quanto tempo deve durar o processo de uma vaga?

O tempo do processo seletivo varia muito de empresa para empresa e do perfil de profissional que está sendo procurado. Com processos, agilidade e dinâmica é possível que o processo seletivo dure cerca de um mês, entre a seleção do currículo e a contratação do profissional. Porém, para cargos estratégicos ou perfis muito específicos, é preciso atenção para não perder a oportunidade de contratar bons profissionais. Nesses casos, vale até buscar ajuda de consultorias especializadas.

2 – Por que é importante que o processo seletivo não seja demorado?

Um processo seletivo muito demorado pode fazer com que o candidato perca o interesse na vaga em questão. Pode passar a impressão de que a empresa tem problemas de gestão, seja no processo de seleção ou nas áreas como um todo. O processo de contratação é uma ‘janela’ que mostra o conjunto da cultura corporativa da empresa e, se o candidato tem uma impressão inicial ruim, isso pode desanimá-lo, sobretudo em períodos favoráveis a ofertas de emprego.

3 – Como deixar o processo seletivo mais rápido e eficiente?

A primeira providência é definir claramente as necessidades da empresa e traçar o perfil do profissional necessário para a vaga. Ao definir os candidatos que avançarão no processo, certifique-se de que eles estão cientes e de acordo com relação a todos os detalhes da vaga e de que realmente estão interessados na oportunidade. Comunicar regularmente aos candidatos sobre o andamento do processo, incluindo a data de início, as etapas programadas e a previsão de conclusão também é um procedimento fundamental para tornar a seleção mais eficiente. E, por fim, não demore a fazer a proposta de emprego, ainda que verbal, quando sentir que o candidato preenche todos os requisitos da vaga.

4 – Como devo proceder se estou participando de dois processos seletivos ao mesmo tempo?

Seja sincero com os recrutadores que estão te avaliando. Reúna o máximo de informações sobre os cargos que está concorrendo e faça uma análise sobre os prós e os contras de cada oportunidade. Esse é um exercício simples e eficiente que te ajudará a decidir o quanto antes qual das oportunidades melhor atende às suas expectativas pessoais e profissionais.

5 – O que não devo fazer em um processo seletivo?

Atitudes como demonstrar ansiedade e ficar ligando toda semana para saber sobre o andamento do processo pode passar má impressão ao recrutador. Outra questão está relacionada à comunicação de imprevistos. Se não puder comparecer à entrevista de emprego ou for atrasar, comunique o recrutador, mas tenha certeza de que o motivo é realmente justificável.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.