Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Economia
>
Carreira
Diversidade no trabalho
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da Robert Half
12/09/2017 | 07:14
Compartilhar notícia


1 – Diversidade na equipe de trabalho é bom para os negócios?

Sim. As empresas que investem na diversidade de ideias estão propensas a terem resultados financeiros acima da média do setor no qual estão inseridas. Isso se explica porque os colaboradores que veem a diversidade como tema positivo na companhia tendem a se sentir mais motivados e entendem que, ao se empenharem mais, trazem melhores resultados para a empresa e para o próprio desenvolvimento pessoal.

2 – Como ser um líder inclusivo?

Ser um líder inclusivo não é apenas saber lidar com pessoas de diferentes perfis e opiniões, mas sim ser capaz de incluí-las na dinâmica de trabalho do grupo para que a capacidade de produtividade da equipe seja bem aproveitada. Em geral, esses gestores são capazes de perceber e conversar sobre diferenças sem que seus funcionários se sintam evidenciados, enxergando as qualidades únicas de cada pessoa da equipe.

3 – Por que é importante priorizar a diversidade na empresa?

A diversidade deixou de ser questão de justiça e de fazer o que é certo. As empresas passaram a entender que para se tornarem competitivas e ter bons resultados é preciso saber administrar um time com diversidade de opiniões, vivências e pontos de vista. Nesse cenário, valorizar a diversidade como um todo passou a ser questão de sobrevivência.

4 – O que fazer em caso de uma situação de desrespeito dentro da empresa?

Se acontecer com você, manifeste seu incômodo a quem lhe desrespeitou no mesmo instante ou na primeira oportunidade. Caso julgue necessário, seja pela gravidade da situação ou pela recorrência dela, comunique seu gestor direto ou até mesmo o departamento de RH (Recursos Humanos) da empresa. Caso você presencie uma situação de desrespeito, dê essas orientações àquele se se sentiu agredido. Aos líderes, a recomendação é ter atenção ao tratamento entre os integrantes da equipe e corrigir as possíveis faltas de bom-senso.

5 – Quais as dicas para ser inclusivo em uma organização?

Tenha em mente que não é possível entender todos os valores, crenças e normas que são importantes para todos os funcionários da empresa, mas esteja ciente de que seus funcionários têm opiniões diferentes sobre alguns assuntos e que é preciso abordar a mesma situação sob diferentes olhares por conta disso. A inclusão é a habilidade que faz a diversidade estar presente no trabalho e a diversidade aumentam as chances de sucesso nas empresas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.