Política Titulo Pesquisa
Donisete se recupera e recebe 4,8

Nova avaliação do prefeito de Mauá faz petista sair da vice-lanterna para assumir a 2ª posição do ranking regional; transporte coletivo é valorizado

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
01/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O esforço do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), para organizar o transporte coletivo com a contratação, por meio de licitação, da Suzantur para gerenciar as linhas de ônibus e a promessa cumprida de integração tarifária nos terminais da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foram reconhecidos pelos mauaenses. Em levantamento do DGABC Pesquisas, encomendado pelo Diário, a população concedeu nota 4,8 ao petista, o colocando na segunda posição no ranking regional de chefe de Executivos. Em setembro, ele era o antepenúltimo, com avaliação de 3,6.

A nota conferida ao petista é a maior da série histórica. Em junho de 2013, registrou 4,7, em novembro do mesmo foi a 4,1 e, em julho de 2014, foi avaliado em 4,2.

O humor do mauaense sobre a administração de Donisete melhorou, tanto em relação aos índices de aceitação quanto de rejeição. Cresceu o número de elogios à gestão de Donisete, com 22,3% (ótimo 2,2% e bom 20,1%) ante aos 19,5% (2,5% ótimo e 17% bom) registrados em setembro. A desaprovação do Paço caiu para 41,8% (ruim 19,2% e péssimo 22,6%) – em setembro atingiu 62% (sendo 19% ruim e 43% péssimo). A regularidade do governo é confiada por 33% (mais para bom 19,2% e mais para ruim 13,8%). A última sondagem registrou 16%.

Quando a pesquisa de setembro foi realizada, Donisete havia encerrado a concorrência da licitação das linhas de ônibus. A Suzantur já colocou 110 ônibus novos na rua, o que representa 44,3% da frota, e prometeu entregar mais 138 veículos até abril. O governo instituiu integração tarifária entre o serviço municipal e estadual, da CPTM, que oferece R$ 0,50 de desconto em cada viagem. Construção e reorganização de terminais viários estão em andamento, com fase inicial.

A sondagem do DGABC Pesquisas identificou que o transporte coletivo deixou de ter a pior avaliação, registrada em julho e novembro de 2013, entre as áreas do serviço público. A nota concebida foi de 3,7. O serviço melhor avaliado segue sendo a varrição e limpeza das ruas, cuja nota foi 5,6.

No campo político, Donisete tem ampliado diálogo e alianças, abrindo espaço na Prefeitura a fim de garantir governabilidade no Legislativo e apoio para o projeto de reeleição em 2016. Desarticulou o bloco independente na Câmara e, recentemente, garantiu apoio do PPS, por meio do presidente estadual do partido, o deputado federal eleito Alex Manente.

A sondagem mostra que o petista conseguiu recuperar o conceito com seus próprios eleitores, que lhe conceberam nota 5,7 ante 4,7 de setembro. Até os que apostaram na principal adversária, a deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), aumentaram a avaliação para 3,7 – antes era 2,1. O indicador da expectativa com a gestão de Donisete mostra equilíbrio. Os que projetam melhorias são 32,8%, estagnação são 39,7% e piora chegam a 27,6%.

O levantamento do DGABC Pesquisas ouviu 400 mauaenses na quarta-feira. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;