Turismo Titulo Gramado
Frio esquenta o
turismo na serra gaúcha

No inverno, hotéis, lojas, parques e restaurantes
lotam de turistas à espera de neve no sul do País

Por Eliane de Souza do Diário do Grande ABC
01/08/2013 | 05:04
Compartilhar notícia
Divulgação


 Inspiração europeia de Gramado está na arquitetura, na culinária, nos jardins de hortênsias, no frio e no rosto dos moradores, de origem alemã e italiana. Gramado é tão acolhedora que permanece lotada o ano inteiro. Praças arrumadinhas, ruas arborizadas, lojinhas e atrações para todas as idades ficam ainda mais convidativas no inverno, quando todos esperam por uma precipitação de neve.

É possível percorrer a cidade a pé, para ver e ser visto. Não há semáforos e o trânsito é ordenado pelas rótulas, como são conhecidas as rotatórias que se encontram ao longo das avenidas principais: a Borges de Medeiros e a das Hortênsias. Não tenha medo de utilizar as faixas de pedestres, pois os carros realmente param para você atravessar.

Nesse passeio, vale conferir a Rua Coberta: via com menos de 100 metros de comprimento, protegida por um telhado de vidro e trepadeiras ao redor – daí a denominação. Nesta pequena galeria há bares, cafés, bistrôs e lojas de malha. Nos cardápios, caldos, chocolate quente e vinho para tornar o inverno mais aconchegante e saboroso.

Ainda no Centro está a Igreja Matriz São Pedro, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade. Sua torre tem 46 metros de altura e o pátio abriga esculturas dos 12 apóstolos. Foi construída originalmente em madeira, no ano de 1917, e com pedras basálticas 26 anos mais tarde. Seus vitrais marcam as passagens da vida de São Pedro ao lado de Jesus Cristo.

Outro cartão-postal famoso é o Lago Negro, rodeado por suas árvores alemãs trazidas da Floresta Negra. Como em nenhum ponto é possível vê-lo em toda sua extensão, o lago parece maior do que realmente é. É possível explorá-lo em pedalinhos ou substituir a caminhada em torno das águas por um roteiro a bordo de carrinhos de golfe, que fazem o percurso em aproximadamente oito minutos.

PROGRAME-SE

Uma das épocas de maior procura por hospedagem em Gramado é no fim do ano. Isso porque neste período acontece o famoso Natal Luz, um dos eventos mais famosos da cidade. A programação – que ocorre de 1º de novembro à primeira quinzena de janeiro –, atrai muitos visitantes e tem 16 diferentes atrações. Portanto, se quiser conferir os desfiles e espetáculos natalinos ainda neste ano, é bom fazer a reserva o quanto antes.

Além de deixar Gramado ainda mais bonita, a festa conta com espetáculos como o Nativitaten (ópera a céu aberto, com cantores líricos e fogos de artifício, no Lago Joaquina Rita Bier). Para as crianças, a sugestão é assistir à peça Fantástica Fábrica de Natal, que conta a história de crianças que sonham em conhecer a fábrica de brinquedos do Papai Noel. Para mais informações e compra antecipada de ingressos, acesse o site.

SNOWLAND 

Gramado vai inaugurar seu primeiro parque temático de neve em setembro. O empreendimento está em fase de conclusão na Linha Carazal da RS-235, em um espaço de 48 mil metros quadrados, sendo 14,8 mil de área coberta. O primeiro espaço de neve indoor das Américas está sendo projetado desde 2008, com investimento de R$ 60 milhões.

O Snowland, que recriará o clima europeu com temperaturas abaixo de zero, dedicará 7.200 metros quadrados aos flocos de gelo, reunindo mais de 30 atividades recreativas, entre elas esqui, snowboard, airboard, snow-ball-war, tobogãs, pista de patinação no gelo, jogos com bolinhas de neve e montanha nevada, onde o turista será convidado a fazer uma incrível viagem pelo mundo gelado dos polos.

A praça de alimentação, com mais de 1.000 lugares, oferece pratos típicos de localidades onde a neve é predominante no inverno, como as estações de esqui chilenas e o centro de Bariloche, na Argentina, além de uma escola que promete ensinar turistas iniciantes em esportes de inverno a se equilibrarem sobre um par de esquis.

Na área nevada, onde a temperatura ambiente será controlada, todos os visitantes receberão capacetes, luvas, roupas especiais e botas, para evitar acidentes. O sistema que produzirá a neve é europeu e distribuirá o frio de forma indireta, não expondo o turista a nenhum gás.

Os pequenos também têm vez no SnowKids, espaço que imita um vilarejo alpino, com um grande lago congelado no centro, usado pelos moradores como ponto de encontro e local de diversão. Por fim, dirija-se à SnowStore e compre alguns suvenires para ninguém duvidar de que você viu neve na Serra Gaúcha.

WINTER FESTIVAL

Além do badalado festival de cinema, a cidade de Gramado servirá de palco, entre os dias 15 e 18, para o Winter Festival 2013. Produzida pela Frank Entertainment Agency, a oitava edição do evento leva para a Serra Gaúcha grandes nomes da música eletrônica, em três dias de programação exclusiva que prometem elevar as baixas temperaturas da região nesta época do ano.

Realizado todos os anos como atração paralela à mostra cinematográfica, o Winter Festival é hoje uma das principais atrações da estação e recebe celebridades influentes do cenário nacional. É uma experiência única para todos os sentidos, pois reúne relacionamento, boa música, uma infinidade de bons restaurantes, glamour e passeios pelos belos municípios de Gramado e Canela.

Durante o evento, os convidados se hospedam no Serrano Resort, mesmo endereço das festas (as opções de acomodação são Luxo, Luxo Especial e Flat). O hotel foi eleito pela revista Veja como a melhor opção de montanha do País e é considerado pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril, como o sexto melhor hotel do Brasil. Além disso, recebeu a indicação do Guia 4 Rodas como melhor infraestrutura de eventos em Gramado.

PROGRAMAÇÃO

Os convidados que ficarem hospedados no Serrano Resort durante esta edição do festival serão recepcionados na quinta-feira (dia 15) ao som dos DJs da Jack Artists. Na sexta, o centro de convenções servirá de palco para mais uma festa impecavelmente produzida, com atrações internacionais inéditas como o belga Kolombo e o britânico Miguel Campbell.

No sábado, o agito começa mais cedo, com festa na piscina do hotel, onde renomados DJs comandam as picapes, e termina novamente no centro de convenções, em festa que traz os alemães Phonique e Âme Live.

O fim de semana conta ainda com os brasileiros Bruno Be, China, Diogo Accioly, Dubshape (duo formado por Alê Reis e João Lee), Michel Saad, Paulo Boghosian e Renato Ratier, entre outros.

 

Os ingressos para as festas são vendidos de forma individual ou em combo com três. Mais informações pelo site oficial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;