Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Palavra do Leitor
>
Palavra do leitor
A matemática do nosso DNA
Por Do DIário do Grande ABC
04/08/2018 | 10:52
Compartilhar notícia


Quem nunca ouviu o discurso de que Matemática é difícil, algo para poucos que nasceram com esse talento? Avaliações nacionais e internacionais parecem reforçar essa crença.

Na mais recente edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), 70% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível de aprendizagem adequado em Matemática. A Prova Brasil 2015 registrou que a proporção de alunos com aprendizado adequado na rede pública é de 39% até o 5º ano e de 14% até o 9º ano. E o movimento Todos pela Educação garante: a proporção precisa ser de 70% até 2022.

É desafio não apenas brasileiro. Mas como reverter o quadro? Pesquisadores ao redor do mundo garantem: todos podem aprender Matemática em níveis complexos e avançados. Esse foi o recado de Jo Boaler, da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, em seminário em São Paulo. Boaler, uma das maiores lideranças mundiais no assunto, diz que é preciso mudança drástica na forma de ensino da disciplina e na relação de professores e alunos com ela.

Jo Boaler traz visão disruptiva ao afirmar que matemática deve ser ensinada de forma aberta, criativa e visual. Sim, visual! Usando a neurociência, ela demonstrou que quando uma pessoa faz atividades relacionadas à Matemática, das cinco áreas ativadas no cérebro, duas são do campo visual. 

A aproximação da Matemática do dia a dia do aluno também faz muita diferença. Todos os dias a usamos para atividades simples e por vezes realizamos cálculos sofisticados mentalmente, sem perceber. Mas quando somos submetidos a avaliação o resultado é bem diferente.

Casos brasileiros indicam que o novo enfoque dá resultado também por aqui. Na Escola Estadual Henrique Dumont Villares, de São Paulo, professores são formados em metodologias inovadoras de ensino de Matemática, com impactos já sentidos na sala de aula por eles e pelos alunos. Outra inovação é a do Centro de Estudos Youcubed (www.youcubed.org), da Universidade Stanford, que já recebeu mais de 25 milhões de visitantes e acaba de ganhar versão em português.

Ao entendermos que o raciocínio lógico e a compreensão matemática fazem parte de nosso DNA, é possível escolher novos caminhos. Esse deve ser nosso objetivo: ajudar cada vez mais jovens brasileiros a desenvolverem o gosto por essa habilidade, com a convicção de que eles já têm dentro de si a capacidade inerente de aprender Matemática complexa.

Ya Jen Chang é presidente do Instituto Sidarta. Patrícia Mota Guedes é gerente de pesquisa e desenvolvimento do Itaú Social. Camila Pereira é diretora de Educação da Fundação Lemann.

Palavra do leitor

Vice 

 Tendo em vista que, por fatalidade ou sina, dos 35 presidentes que o Brasil já teve desde a proclamação da República, oito foram vices que assumiram o cargo, a saber: Floriano Peixoto, Nilo Peçanha, Delfim Moreira, Café Filho, João Goulart, José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer, ouso aconselhar que não se brinque com o destino. Por isso, temos que ter consciência de que a escolha de um nome para presidir o País está inexoravelmente atrelada à aceitação de quem o acompanhará nessa empreitada. Li que alguns nomes como Aldo Rebelo e Ana Amélia estavam bem cotados para vice de Geraldo Alckmin. De antemão, já tinha definido que só votaria no meu candidato, Alckmin, se ele desistisse de ter Aldo Rebelo como vice, o que ocorreu. Aqui em São Paulo, muito contra nossa vontade, tivemos que nos submeter à gestão de um político do PSB (Partido Socialista Brasileiro) pelo fato de ele ter sido vice de Alckmin na campanha passada. Herdamos esse pacote, mas agora chega! Nada tenho de pessoal contra Aldo Rebelo, mas tenho tudo contra sua ideologia, e não gosto de pensar que corríamos o risco de tê-lo como presidente um dia. Alguém que afirma que a esquerda se perdeu, mas foi filiado do PCdoB por muitos anos, e que agora é filiado ao Solidariedade, partido que tem como seu presidente Paulinho da Força. Preciso dizer mais? 

Mara Montezuma Assaf

Capital

CEP

 Solicito à Prefeitura de Santo André a correção de CEP de duas placas localizadas no Núcleo Gamboa 2 (vide Leis nº 9.903 de 14/12/2016 e nº 10.003 de 2/10/2017): Rua Chichá e Praça Cambucizeiro. O CEP de ambas está grafado como 09030-550, quando, na verdade, este CEP é da Rua José Bonifácio, no bairro Paraíso.

Manoel Henrique A. Silva

Santo André

Falcão

 O jornalista Flavio Ricco, em sua coluna Canal 1 (Cultura&Lazer, 2), informou que Bia Falcão e Beto Falcão, ambos da TV Globo, não são parentes. Graças a Deus! Nem consigo imaginar como seria o meu dia sem esta importantíssima informação.

Luiz Roberto Batista

São Bernardo

Policiais

 Registro meu respeito e minha admiração a todos os policiais militares, civis e federais pela brilhante atuação em todos os Estados, principalmente em São Paulo. Com prisões de combate ao tráfico e roubos de cargas e desmanches. Parabéns por contribuírem com dias melhores em nossas vidas.

Edson Campelo

 Santo André

  

Farmácia

 É inaceitável que a população fique com o ônus de disputas pelo poder político entre partidos. A farmácia de alto custo no Poupatempo de São Bernardo estava com inauguração prevista para o fim de junho, mas para não parecer que foi de iniciativa do atual prefeito, deve ficar só para depois da eleição de outubro. Minha mãe tem mal de Alzheimer e teve AVC (Acidente Vascular Cerebral). Só se alimenta via sonda nasal, por dieta enteral de alto custo fornecida pelo governo estadual. Por todos os meses temos que retirar o produto – 11 latas no total de 11 kg – na Unidade Afonso Pena, no bairro Bom Retiro, na Capital, trazendo todo o peso em transporte público. Facilitaria, e muito, se a distribuição fosse regionalizada de acordo com o domicílio dos necessitados. No entanto a filosofia dos políticos tradicionais é ‘meu programa/minha obra, então meu mérito, senão não vale’.

Eduardo de Carvalho Alves

São Bernardo

Política

 Acho que os eleitores já estão percebendo que os candidatos para as próximas eleições começaram as negociações com outros partidos pouco se importando qual a ideologia desses aliados. Estão preocupados, sim, em serem eleitos ou se reelegerem e pouco importa se estão se aliando com Deus ou o diabo. Portanto, vamos ficar atentos até às vésperas do dia da votação, a fim de confirmarmos nas urnas o voto consciente, para não nos arrependermos e regredir em mais quatro anos, tanto o Brasil quanto em nossas vidas. 

 Sérgio Antônio Ambrósio

 Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.