Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

USCS: 50 anos de constante evolução
Por Do Diário do Grande ABC
01/08/2018 | 12:16
Compartilhar notícia


Artigo

Comemorar os 50 anos da Universidade Municipal de São Caetano é celebrar a evolução e o crescimento da instituição e, principalmente, reverenciar os esforços continuados de sua comunidade. A trajetória de sucesso da USCS teve na cooperação e no envolvimento da comunidade universitária fatores decisivos. Somente é possível falar dos 50 anos da instituição a partir de histórias das pessoas, valorizando o capital humano nesta trajetória. A USCS chega ao seu cinquentenário com maior visibilidade, tanto no Estado de São Paulo quanto no País. Com a criação da Animes (Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior), em abril deste ano, da qual sou o atual presidente, a USCS mantém contato mais estreito com instituições com o mesmo modelo de trabalho. Hoje, no País, existem mais de 70 instituições municipais de Ensino Superior, sendo a USCS uma das duas únicas do Estado de São Paulo (USCS e Unitau – Universidade de Taubaté).

O processo de internacionalização é outro ponto importante. Hoje, além de seis instituições de ensino brasileiras, a USCS possui convênio com mais de 40 instituições internacionais, em países como Portugal, México, Itália e Espanha. Pretendemos continuar incentivando e promovendo a mobilidade de professores e alunos entre as instituições de Ensino Superior, estimular essa troca de conhecimentos. Exemplo recente é a chegada de uma professora da Universidad de Colima (México), que irá ficar um ano conosco. Entre a comunidade discente, estamos recebendo aluno de Medicina da Università Degli Studi Della Campania Luigi Vanvitelli (Itália). A criação da Ouvidoria do Aluno, em 2013, foi passo importante para a universidade. Sua atuação tornou a relação entre reitoria e aluno mais equilibrada, melhorando a comunicação.

Cada pequeno passo dado, de 1968 até hoje, quando completamos 50 anos, resultou em entidade com bases sólidas e valores estabelecidos, de excelência no Ensino Superior, responsável pela produção de conhecimento e pelo desenvolvimento científico. Embora tenhamos alcançado cinco décadas, ainda somos universidade em crescimento, com metas a serem cumpridas, desafios a serem enfrentados e que precisa estar sempre em constante atualização. Neste momento especial, reverenciamos nosso passado coletivamente e consolidamos nossa identidade. O próximo passo é seguir em direção à universidade do futuro, fomentando a inovação, acompanhando os processos de democratização da Educação e a crescente inserção da tecnologia na forma de ensinar. E esse é caminho a ser traçado em sintonia com a nossa comunidade. Quanto maior esse compromisso, mais transformadoras serão suas ações na formação de cidadãos preparados para o mundo.

Marcos Sidnei Bassi é professor doutor e reitor da Universidade Municipal de São Caetano.

Palavra do leitor

Contra a humanidade
A Corte Interamericana de Direitos Humanos determinou que a morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975, durante a ditadura militar, seja considerada como crime contra a humanidade e, portanto, o Ministério Público de São Paulo reabriu as investigações, por determinação judicial de órgão jurisdicional ao qual o Brasil está vinculado. Houve crime? Sem dúvida! A justificativa é que o crime é considerado contra a humanidade por ter havido perseguição do Estado contra seus cidadãos? Tenho algumas dúvidas, pois, naquela época, estudávamos, trabalhávamos, andávamos nas ruas com tranquilidade: toda a população era perseguida, as famílias sofriam ataques, suas residências eram invadidas? Gostaria de entender!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Mesma laia
Geraldo Alckmim disse dias atrás que está mais maduro. Não sei a que se referiu propriamente, mas, se foi à área política, está é ‘podre’. Vendeu a alma por tempo de rádio e TV e se rendeu a donos de partidos comprovadamente criminosos. Quando se diz que é tudo da mesma laia acham ruim.
Nelson Mendes
São Bernardo

Exploradores
A diretoria da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) decidiu revogar a norma que previa a cobrança de até 40% de coparticipação dos clientes de planos de saúde. Bem se vê que o diretor de desenvolvimento social da ANS, Rodrigo Aguiar, não entende – ou finge não entender – o quanto impactaria a cobrança proposta pela agência. Sem consultar o consumidor, a ANS achou que essa medida seria absorvida positivamente pela sociedade. Óbvio que não aconteceu e foi preciso pedido de liminar da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que suspendesse a regra temporariamente. Diante dessa decisão, a OAB precisa estar vigilante e partir para cima das demais agências que nada fiscalizam e só existem para explorar os consumidores.
Izabel Avallone
Capital

Hélio Bicudo
O grande jurista Hélio Bicudo se despediu deste mundo ontem, aos 96 anos! Deixa grande legado! Como fundador do PT, abandonou o partido porque percebeu que os objetivos não eram nada republicanos. E Luiz Inácio Lula da Silva, hoje como ex-presidente desta República, está preso por corrupção e não pôde se despedir de Hélio Bicudo, este honrado brasileiro.
Paulo Panossian
São Carlos (SP)

Resposta
Em resposta à carta do leitor Edson Campelo (Radar móvel, ontem), a Prefeitura de Santo André informa que por determinação do prefeito Paulo Serra não há nenhum equipamento de radar móvel na cidade. O local descrito, Avenida dos Estados, sentido Centro-bairro, logo após o Viaduto Salvador Avamileno (Cassaquera), pertence ao município de Mauá e há placa de identificação informando a divisa de municípios. Em Santo André, portanto, não há mais ‘pegadinhas’ de trânsito e da indústria da multa, que tanto atrapalharam a cidade por vários anos. Desta forma, o município passou a priorizar a educação no lugar da punição com multas. A medida tem se mostrado acertada, tanto que Santo André registrou queda de 66% no números de mortes no trânsito, segundo dados do Infosiga, na comparação de junho deste ano com o mesmo mês do ano passado.
Prefeitura de Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.