Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Data esquecida
Ademir Médici
12/03/2018 | 07:20
Compartilhar notícia


Na retrospectiva Memória 30 anos, um novo retorno a 1988. E esta é matéria que ganha o pergaminho do infografista Agostinho Fratini. Lembrávamos de uma data que São Bernardo e o Grande ABC esquecem: o dia 12 de março do ano 1889.

Naquele dia, a freguesia de São Bernardo era elevada a município de São Bernardo, separando-se da Capital São Paulo. A instalação viria no ano seguinte.

Ou seja: até 1889, 1890, o atual Grande ABC era, na verdade, um bairro rural de São Paulo, ou freguesia, que hoje seria distrito – como o são os distritos de Paranapiacaba, Utinga, Riacho Grande e Ouro Fino.

A partir de 1889 nascia um novo município, o primeiro a ser instalado no Estado de São Paulo no regime republicano.

Leiam no pergaminho o que escrevemos em 1988. Aparecem no texto nomes de historiadores que estudaram a região em diferentes épocas. São nossos orientadores até hoje.

Depois desta reportagem, descobrimos que o primeiro prefeito do Grande ABC não foi o João do Prado citado por João Netto Caldeira, e reproduzido por Octaviano Gaiarsa, mas sim o imigrante italiano José (ou Giuseppe) Dal Zotto. Mais um exemplo de que a história é dinâmica e está em permanente evolução. Daí a necessidade de ser estudada sempre, em especial com a descoberta das fontes primárias.

VALDENÍZIO PETROLLI
A reportagem hoje publicada em pergaminho concluiu, em 1988, uma série iniciada uns dias antes por sugestão do jornalista e professor Valdenízio Petrolli. Dizia Petrolli, há 30 anos: “Em mais um ano chegaremos ao centenário do Grande ABC autônomo”.

E veio o centenário, em 1989, com uma linda celebração, o que veremos no ano de 2019 que chegará, completando 130 anos de independência político-administrativa do Grande ABC.

Prefeitos do Grande ABC, senhores vereadores, amigos das casas de memória: vamos pensar num grande evento para registrar esses 130 anos. Por que não durante a realização do 15º Congresso de História do Grande ABC, Santo André 2019?

Em 12 de março de...
1889 – Criado o município de São Bernardo, hoje Santo André, com abrangência sobre a área do atual Grande ABC.

1943 – Inaugurado, em Santo André, o pavilhão Teatro Soares.

2013 – O fotógrafo Augusto Coelho, de São Caetano, lança o livro Imagens Portugal. São 101 páginas de pura fotografia, com fotos de recantos portugueses, com ênfase à capital Lisboa e à cidade do Porto. É o resultado de inúmeras viagens a trabalho que Augusto Coelho realizou.

2017 – Levado pelo jornalista Mario Porfirio Rodrigues, Memória publica a primeira parte da entrevista que fizemos com Oswaldo Siciliano, então com 85 anos, fundador da Livrarias Siciliano, que teve três lojas no Grande ABC: duas em Santo André e uma em São Bernardo.

“Agradecemos ao povo de Santo André a acolhida que deu à Livrarias Siciliano. Fomos felicíssimos. Prestamos um trabalho dignificante, mas fomos beneficiados. Tivemos uma contrapartida talvez maior do que oferecemos”, dizia Oswaldo Siciliano.

Diário há 30 anos
Sábado, 12 de março de 1988 – ano 30, edição 6699
Manchete – Operação militar garante a visita do presidente José Sarney à Paraíba
Constituinte – Intensa discussão sobre o regime de governo a ser adotado pelo País, por meio do Congresso Constituinte, dominou o primeiro debate público entre presidenciáveis, promovido pela Rede Bandeirantes e TV Gazeta.
De um lado, o parlamentarista Franco Montoro; de outro, o presidencialista Leonel Brizola.
Adeus – Morre o ex-vereador José Raul Poletto, de Santo André.
Polícia – Favela declara guerra aos pistoleiros. Cenário: Jardim das Nações, em Diadema. Reportagem: Claudio Araujo.

Santos do dia
Bernardo de Cápua
Gregório I
Inocêncio I. Papa durante 16 anos
Luís Orione. Italiano (1872-1940). Fundador da Congregação dos Padres Orionitas.

Hoje
Dia do Bibliotecário. Um abraço especial a Ademir Takara, da biblioteca do Museu do Futebol, em São Paulo, novo parceiro desta página Memória.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 12 de março:
Em São Paulo, Itapirapuã Paulista, Nova Campina, Paraguaçu Paulista, São Lourenço da Serra e Zacarias
Em Sergipe, Divina Pastora, Moita Bonita e Rosário do Catete
Em Pernambuco, Olinda e Recife, a capital – cidades vizinhas. Recife foi fundada em 12-3-1537
No Paraná, Paraíso do Norte
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.