Internacional Titulo
Insurgentes iraquianos atacam uma prisão e libertam 140 detidos
Da AFP
06/03/2007 | 15:49
Compartilhar notícia


Um grupo de insurgentes iraquianos atacou nesta terça-feira uma prisão do norte do Iraque e, depois de tomar o controle do local por breve período, libertou pelo menos 140 detidos.

"Um importante grupo de insurgentes, armados de fuzis e de metralhadoras em caminhonetes, atacou às 17H00 (11H00 no horário de Brasília) a prisão de Badouche", declarou à Hicham al-Hamdani, responsável pela segurança do Conselho da província de Nínive, onde se encontra a prisão.

"Os guardas não puderam opor grande resistência por causa do grande número de agressores. Estes penetraram na prisão e libertaram de 140 a 150 prisioneiros, entre eles alguns refugiados árabes", acrescentou.

A prisão, situada perto de Mossul, 370 km ao norte de Bagdá, "está novamente sob o controle das autoridades. Helicópteros americanos participaram da operação e cinco fugitivos morreram", afirmou o responsável.

O ataque foi, segundo ele, planejado por Abbu Omar al-Baghdadi, o emir autoproclamado do "Estado islâmico no Iraque", uma aliança de grupos sunitas apoiada pelo ramo iraquiano da Al Qaeda.

Segundo o diretor da prisão, o tenente-coronel Ali Mahmoud, a prisão de Badouche, administrada pelas autoridades iraquianas, abrigava no início de janeiro 1,2 mil prisioneiros, entre eles 100 árabes, a maior parte condenada por terrorismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;