Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Golpe virtual rouba informações de usuários de streaming
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
15/01/2020 | 19:18
Compartilhar notícia


Os usuários de serviços de streaming precisam tomar cuidado com um novo ataque. Esse golpe virtual rouba informações de internautas, por meio da imagem da Netflix. O esquema começa com um e-mail dos criminosos se passando pela empresa, e na mensagem a vítima recebe um aviso de que se não completar informações que faltaram no cadastro, ou que estavam incorretas, a conta seria suspensa dentro de 72 horas. O usuário que acredita na mensagem, passa suas informações para os criminosos acreditando ser um e-mail oficial, e acaba tendo seus dados roubados.

Leia mais: Tentativas de golpes contra empresas online dobram em um ano, diz estudo
WhatsApp clonado: golpes se popularizam no Brasil; veja como se proteger

Apesar do e-mail parecer legítimo, a ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, explica que existem diversas maneiras de reconhecer um golpe. Algumas das dicas dos especialistas são:

• Preste atenção no remetente: mesmo que o nome da empresa apareça, se você analisar com calma é possível perceber que não se trata de um contato oficial de um domínio da Netflix.

• Mesmo que o remetente pareça real, às vezes o site que o link lhe direciona é falso. Por isso, esteja atento ao domínio do site e outros sinais, como erros gramaticais ou sites em línguas estrangeiras.

• Confira o certificado de SSL: aquele cadeado ao lado da URL dos sites é, na verdade, um certificado de segurança. Ele nos mostra que os dados sigilosos inseridos naquele site estão sendo criptografados, o que protege sua informação de criminosos e torna mais difícil roubar suas informações. A ESET reforça que nem sempre um site com cadeado é seguro, mas é possível conferir a origem do site ao clicar no símbolo e ver a organização responsável pelo site.

• Caso esteja em dúvida da veracidade da mensagem, entre em contato com a empresa remetente por canais oficiais, como telefones fornecidos no site e redes sociais.

• Tenha uma solução de segurança instalada e atualizada, dessa maneira se algum arquivo malicioso for baixado no seu computador ou você acessar algum site malicioso, o serviço identifica o problema e serve como barreira.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Veja também hackers famosos por seus golpes.

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.