Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Automóveis
>
Garagem dos sonhos
Montadora organiza exposição dentro da fábrica com modelos de carros irônicos
Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
28/11/2019 | 18:45
Compartilhar notícia
Divulgação


Foi como voltar ao passado. De repente, carros que eram protagonistas no trânsito brasileiro desde a década de 1950 em estado de zero. E vários deles marcando quilometragens extremamente baixas nos hodômetros. A descrição se aplica à Garagem Volkswagen, exposição que a montadora organizou dentro da fábrica da Via Anchieta para expor seus modelos icônicos e também projetos que sequer foram produzidos. “Esta é a primeira vez que abrimos este acervo. São todos carros feitos aqui. Construímos um futuro promissor com base nestes carros do passado”, afirmou o presidente da Volks, Pablo di Si.
A exposição conta com dois Fuscas, um 1986 – ano em que a produção do carro foi encerrada – e outro Cabriolet, que foi feito em 1993, especialmente para marcar a retomada do carro mais popular do País.
Na mostra há TL, SP1, duas Kombis, VW1600 (Zé do Caixão), Variant, Passat, Santana e Polo. Todos modelos que ajudaram a construir a história do automóvel no Brasil.
Mas há também dois carros que nunca chegaram às ruas. Um deles é o chamado Projeto BY, um carro popular baseado na família BX (Gol), mas com dimensões reduzidas e soluções inteligentes de aproveitamento interno. Parece a união da frente de um Gol ‘quadrado’ com um Fiat Uno modelo antigo. Outro é o Vemp, um veículo desenvolvido pela engenharia da Volks no Brasil para utilização específica do Exército.

FUTURO
Inspirados por ícones do passado, chegam ao mercado o Polo GTS e o Virtus GTS. O hatch e o sedã têm como referência os esportivos Gol GTS, que marcaram as décadas de 1980 e 1990. Os dois modelos foram atração do Salão do Automóvel de 2018 e começarão a ser vendidos no início de 2020. Faróis full LED, spoiler e assentos diferenciados marcam os modelos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.